Topo

Grêmio e Portuguesa fazem jogo 'morno' ficam no 0 a 0 e atingem objetivos

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2013 18h51

Grêmio e Portuguesa dependiam de um ponto. E foi exatamente o que conseguiram. O empate em 0 a 0 em uma partida sonolenta pela última rodada do Brasileiro, neste domingo, significou o segundo lugar no campeonato para o time gaúcho e permanecer na Série A aos paulistas.

Foi uma partida que até começou empolgante, mas perdeu ritmo. No segundo tempo, novamente alguma movimentação interessante nos primeiros minutos, mas aos poucos o jogo ficou lento, com trocas de passe indicando que não fazer gols era bom para ambos. Poucas chances de gol, ou mesmo a intenção de movimentar o marcador, justificaram o placar em branco.

Com isso, o Grêmio chegou a 65 pontos no Brasileirão e ficou atrás somente do Cruzeiro. Já a Portuguesa chegou a 48 e permanece na elite do futebol nacional.

Grêmio e Portuguesa contrariaram a expectativa nos minutos iniciais. No começo da partida, ambos tentaram o gol. O primeiro lance efetivo do Grêmio ocorreu aos 3 minutos, quando Barcos entrou na área e bateu. Lauro defendeu. A resposta da Portuguesa veio em seguida. Aos 12, Moisés tentou enfiar para Diogo, mas Souza afastou evitando o pior para o Grêmio.

O time gaúcho esteve mais no campo do adversário. No entanto, o contra-ataque da Lusa foi perigoso sempre. E até o fim do primeiro tempo, a partida foi perdendo velocidade. Os minutos se 'arrastaram' sem gols até o apito final.

"Temos que ter tranquilidade que a bola vai entrar naturalmente", disse o zagueiro Rhodolfo. "No primeiro tempo demos muitos espaços, vamos corrigir isso", opinou Bressan, ambos do Grêmio. "Foi um bom primeiro tempo. Tivemos oportunidades e vamos voltar com tudo no segundo", afirmou Moisés, da Portuguesa.

No começo do segundo tempo o Grêmio quase marcou. Uma falta sofrida por Kleber foi cobrada por Zé Roberto e acertou a trave do gol de Lauro. No rebote Barcos cruzou e o goleiro se recuperou. Em seguida, Zé Roberto teve oportunidade de fora da área, pegou de primeira mas colocou para fora.

A Portuguesa demorou para se encontrar no segundo tempo. O Grêmio, por sua vez, diminuiu o ritmo a partir dos 15 minutos e passou a administrar o ponto que confirmava o vice-campeonato. E do outro lado, a Lusa pouco queria mais, já que o ponto valia seguir na Série A.

Foram passes laterais que se repetiram com um time ou com outro. O fim do jogo chegou lentamente e agradou ambos. O Tricolor está na fase de grupos da próxima Libertadores, a Portuguesa terá mais uma temporada na primeira divisão.

PORTUGUESA 0 X 0 GRÊMIO

Data: 08/12/2013 (domingo)
Local: estádio do Canindé, em São Paulo (SP)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Auxiliares: Fabio Pereira e Marrubson Melo Freitas
Cartões amarelos:  Vargas (GRE); Diogo (POR), Henrique (POR)

PORTUGUESA
Lauro; Luís Ricardo (Carlos Alberto), Valdomiro, Lima e Rogério; Ferdinando, Correia, Moisés e Wanderson (Héverton); Diogo (William Arão) e Henrique.
Técnico: Guto Ferreira

GRÊMIO
Dida; Pará, Bressan, Rhodolfo e Alex Telles; Ramiro, Souza e Zé Roberto; Kleber, Vargas (Maxi Rrodríguez) e Barcos.
Técnico: Renato Gaúcho