Topo

Ministro Aldo Rebelo cobra prisão de torcedores envolvidos em brigas

Aldo Rebelo, ministro do Esporte, cobra prisão de torcedores envolvidos em brigas nos estádios - Caio Guatelli/Folha Imagem
Aldo Rebelo, ministro do Esporte, cobra prisão de torcedores envolvidos em brigas nos estádios Imagem: Caio Guatelli/Folha Imagem

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

09/12/2013 16h54

No último domingo, horas depois de um tumulto entre torcedores de Atlético-PR e Vasco na Arena Joinville, o Ministério do Esporte emitiu nota de repúdio sobre o episódio. Nesta segunda, o titular da pasta, Aldo Rebelo, também cobrou uma mudança no tratamento aos envolvidos nesse tipo de cena.

“A solução para a violência é a punição para quem pratica o ato. Quando começar a haver prisões, teremos encontrado a solução”, disse Rebelo em visita às obras do Itaquerão, estádio que vai sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014.

Rebelo usou o episódio de domingo para exemplificar a importância das prisões. “Foram só três detidos, quando fica claro pelo vídeo que dezenas participaram”, ponderou o ministro.

Para isso, o ministro repetiu discurso feito nesta segunda-feira pela presidente da República, Dilma Rousseff, e sugeriu a criação de uma delegacia especial: “É preciso fazer isso para que haja prisão em flagrante, indiciamento e processo”.

Outro ponto que Rebelo considera estratégico é a criação de um discurso unificado entre Ministério Público, clubes e organização dos eventos.

“O Estatuto do Torcedor prevê penas graves, mas não vem sendo aplicado. É preciso que exista uma cooperação maior dos responsáveis pela organização e pelo mando de jogo e do Ministério Público. É preciso um entendimento uniforme do Ministério Público sobre a presença da Polícia Militar nos jogos de futebol”, completou o ministro.