Topo

Santa Catarina terá três times na Série A pela 1ª vez nos pontos corridos

Criciúma, de Argel Fucks, foi o 3º time catarinense a confirmar participação na elite nacional - Fernando Ribeiro / site oficial do Criciúma
Criciúma, de Argel Fucks, foi o 3º time catarinense a confirmar participação na elite nacional Imagem: Fernando Ribeiro / site oficial do Criciúma

Do UOL, em São Paulo

09/12/2013 10h52

Santa Catarina fez história no futebol brasileiro ao final da rodada deste domingo. Com a permanência do Criciúma, o estado terá três representantes pela primeira vez na elite do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos. Chapecoense e Figueirense, que conseguiram o acesso, completam a lista de times catarinenses na Série A de 2014.

Até então, a maior representatividade de Santa Catarina havia ocorrido em três oportunidades nesta fórmula de disputa, sempre com duas equipes --em 2003 (Figueirense e Criciúma), 2004 (Figueirense e Criciúma) e 2011 (Avaí e Figueirense).

A terceira e última vaga foi alcançada de maneira dramática. O Criciúma perdeu sua partida para o Botafogo por 3 a 0 e precisou aguardar até o encerramento do jogo do Vasco diante do Atlético-PR para comemorar sua continuidade. O duelo entre vascaínos e atleticanos acabou sendo paralisado por mais de uma hora por causa de uma briga generalizada entre torcedores das duas equipes.

Além disso, o futebol de Santa Catarina passou a ser o segundo maior representante na elite do Campeonato Brasileiro.

Só perde para São Paulo, que contará com cinco integrantes (Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos e Portuguesa). Por outro lado, superou o Rio de Janeiro, que terá apenas dois clubes (Flamengo e Botafogo), uma vez que Fluminense e Vasco acabaram sendo rebaixados.