Topo

STJD nega impugnação de partida e confirma rebaixamento do Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/12/2013 17h40

O recurso do Vasco pedindo a impugnação da partida contra o Atlético-PR foi negado pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) nesta quinta-feira. O presidente Flávio Zveiter invalidou a solicitação e manteve o placar de 5 a 1 para os paranaenses no confronto. Sendo assim, não haverá julgamento sobre o caso e o rebaixamento do Cruzmaltino está sacramentado no Campeonato Brasileiro.

A informação foi confirmada ao UOL Esporte pelo procurador geral do STJD, Paulo Schmitt. O representante do órgão informou que o Vasco já foi comunicado da decisão.

O departamento jurídico de São Januário vai solicitar reconsideração do pedido como última possibilidade de êxito. Desta forma, será preciso que Zveiter recue da decisão para levar a questão ao julgamento direto no Pleno, sem que ocorra audiência nas comissões disciplinares.

O clube alegou no documento inicial falta de condições de segurança para ter direito aos pontos do jogo e evitar o rebaixamento para a segunda divisão. A expectativa era a de que o órgão acatasse o pedido e marcasse o julgamento.

O Cruzmaltino também lembrou no ofício o tempo excedente de paralisação ao regulamento por conta da briga generalizada entre as torcidas nas arquibancadas da Arena Joinville.

Foram 73 minutos de pausa, enquanto o artigo 21 do regulamento feito pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estabelece um prazo de 30 minutos e mais 30 de acréscimo para situações desse tipo.

O texto do regulamento diz que o árbitro pode suspender o jogo mesmo que a segurança ofereça garantias. O Vasco ainda deseja provar que o Atlético-PR foi o responsável pela condição de realização do jogo. Desta forma, o clube seria declarado vencedor nos tribunais, somaria três pontos, e anularia o rebaixamento, trocando de lugar com o Criciúma.

  • Reprodução/Divulgação

    STJD divulgou reprodução da decisão do presidente do órgão, Luiz Zveiter, nesta quinta

Tapetão

  • Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr

    - PORTUGUESA PODE PERDER 4 PONTOS: O meia Héverton foi punido pelo STJD com dois jogos de suspensão, cumpriu apenas um e entrou em campo contra o Grêmio pela última rodada do Brasileirão. A Lusa alega que só tinha conhecimento da suspensão de um jogo para o armador.

    - FLAMENGO PODE PERDER 4 PONTOS: O lateral André Santos deveria cumprir um jogo de gancho por conta da expulsão na final da Copa do Brasil. Ele ficou fora do jogo contra o Vitória, antes do clube ser notificado oficialmente da suspensão. Mesmo após o clube ser avisado pelo STJD, ele entrou em campo normalmente contra o Cruzeiro.

    - VASCO PODE TOMAR 3 PONTOS DO ATLÉTICO-PR: O Atlético-PR ganhou do Vasco por 5 a 1, mas a partida precisou ser interrompida por 73 minutos por conta de uma briga de torcedores. Como o regulamento da CBF prevê paralisação de apenas 60 minutos em um jogo, a equipe carioca quer ser declarada vencedora nos tribunais.

    - CRUZEIRO PODE PERDER 3 PONTOS: O campeão brasileiro levou para o banco de reservas contra o Vasco o goleiro Elisson, que não teria um contrato vigente com a equipe mineira.