Topo

Fla vê dirigentes longe e não consegue contratar em 1ª semana de 'mercado'

Do UOL, no Rio de Janeiro

15/12/2013 06h10

Campeão da Copa do Brasil no dia 27 de novembro e livre do rebaixamento no Campeonato Brasileiro com algumas rodadas de antecedência, o Flamengo entrou em ritmo de férias antes mesmo do fim da temporada. Ao mesmo tempo, seus dirigentes ganharam tempo para planejar a próxima temporada. Até o momento, porém, poucas decisões foram tomadas de olho em 2014 – manutenção de Jayme de Almeida e renovação de Léo Moura.

Como os principais cartolas do futebol rubro-negro estão viajando para resolver questões particulares, o clube fechou a primeira semana de “mercado” – após o encerramento do Campeonato Brasileiro – sem conseguir concretizar nenhuma contratação. E o tempo, que antes era um aliado, agora é uma preocupação.

Enquanto o vice presidente de futebol, Wallim Vasconcellos, está nos Estados unidos resolvendo questões particulares de trabalho, o diretor executivo de futebol do clube, Paulo Pelaipe, viajou para Porto Alegre, onde tirou uma semana para visitar familiares e realizar exames de saúde de rotina.

Assim que voltarem, Wallim e Pelaipe irão sacramentar o empréstimo de jovens para outros times, assinar a renovação de contrato de Léo Moura por uma temporada e correr para fechar algumas negociações por reforços que estão pendentes.

Vice de relações externas comanda
Sem o vice de futebol e o diretor executivo, o trabalho de planejamento segue, mesmo longe do ideal. E quem comanda as ações da pasta é o vice presidente de relações externas, Plínio Serpa Pinto.

Com experiência no futebol, o cartola, que já comandou a pasta em outras gestões e tem trânsito livre na diretoria, faz contatos preliminares e usa a experiência adquirida em anos anteriores no mercado para encaminhar algumas situações. Foi de Plínio, por exemplo, a responsabilidade de conduzir as primeiras conversas da negociação com o atacante Emerson Sheik, do Corinthians.

Tal situação, porém, só deverá ser sacramentada após os retornos de Wallim e Pelaipe. A dupla volta ao Rio de Janeiro nesta semana para recuperar o “tempo perdido” e fechar pelo menos duas contratações antes do Natal.

HERNANE É UM DOS JOGADORES QUE FICAM NO FLAMENGO PARA 2014