Topo

Flu entra com pedido para participar de julgamento do Fla no CAS

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/02/2014 17h10

O Fluminense entrou nesta semana com pedido para atuar como terceiro interessado em julgamento do Flamengo na CAS (Corte Arbitral do Esporte). A equipe carioca quer ter a oportunidade de se manifestar na ação da equipe rubro-negra, que tenta reverter a punição recebida no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) pela escalação irregular de André Santos na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2013.

A informação foi confirmada pelo advogado do clube, Mário Bittencourt. O julgamento ainda não tem data marcada. Se o pedido for aceito, o time das Laranjeiras poderá acompanhar e se pronunciar durante a sessão realizada na sede da entidade internacional, na Suíça. O advogado Daniel Cravo está representando o Tricolor na questão.

“O Fluminense realmente entrou com pedido para atuar como terceiro interessado, pois é isso que ele é no processo. O Flamengo já apresentou a defesa dele ao CAS e nós já mandamos nossos argumentos através do advogado que está cuidando da parte internacional”, disse Mário Bittencourt.

O Fluminense já havia atuado como terceiro interessado nos dois julgamentos de Flamengo e Portuguesa no STJD. Na ocasião, a atuação de Bittencourt foi bastante elogiada e contribuiu para que os clubes fossem punidos com a perda de pontos que acabou rebaixamento o time paulista.

Na defesa do Flamengo enviada ao CAS no dia 27 de janeiro, um documento de 28 páginas ratificou os dois principais argumentos utilizados em sua defesa no julgamento do STJD. O clube da Gávea alega que não foi informado pela CBF da suspensão de André Santos antes da partida, além de sustentar que o atleta já havia cumprido suspensão automática em partida anterior.

O documento ainda conta com o parecer de escritórios de advocacia especializados em direito esportivo que ratificam as teses do Flamengo.

Relembre o caso
André Santos foi expulso na final da Copa do Brasil, no dia 27 de novembro, pegando um jogo de suspensão. O regulamento prevê o cumprimento da pena em torneios realizados pela mesma entidade, no caso, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O lateral não atuou contra o Vitória, jogo imediatamente após conquistar o título, mas entrou em campo no empate por 0 a 0 contra o Cruzeiro um dia após ser condenado a cumprir um jogo. Ambos eram válidos pelo Campeonato Brasileiro.

Punido com a perda de quatro pontos por utilizar o lateral na última rodada do Brasileiro, o Flamengo só escapou do rebaixamento por conta de derrotas no Tribunal de Portuguesa, que também escalou um jogador irregular, e Vasco, que tentou anular a derrota da última rodada por conta da violência na Arena Joinville.

Com a perda dos quatro pontos, o Flamengo terminou o torneio com 45 pontos, um a mais do que a Lusa e ficou em 16º lugar – última colocação fora da zona do rebaixamento.

JUSTIÇA DE SÃO PAULO SUSPENDE PUNIÇÃO AO FLA E AUMENTA POLÊMICA