Topo

Enderson monta Grêmio sem preservações e com Zé Roberto de volta

Zé Roberto volta ao time titular do Grêmio em treinamento tático comandado por Enderson Moreira - Marinho Saldanha/UOL Esporte
Zé Roberto volta ao time titular do Grêmio em treinamento tático comandado por Enderson Moreira Imagem: Marinho Saldanha/UOL Esporte

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

16/04/2014 17h02

O Grêmio não vai mudar seu planejamento. O treinamento da tarde desta quarta-feira indicou que os titulares vão atuar na estreia do Brasileirão, domingo, contra o Atlético-PR. Em trabalho tático, Enderson Moreira montou a equipe com somente uma alteração em relação a derrota para o Inter na final do Gauchão. Zé Roberto, recuperado de lesão, trabalhou na equipe titular na vaga de Alán Ruiz.

O treino foi tático, como normalmente o treinador realiza, sem a dupla de zaga no time principal. Laterais, volantes, meias e atacantes formaram o time. A escalação utilizada foi: Pará e Breno nas laterais [Wendell retorna até sexta-feira da seleção Sub-21], Edinho e Ramiro recuados no meio, uma linha de três armadores com Riveros pela direita, Zé Roberto centralizado e Dudu na esquerda, e Barcos na frente.

Rodriguinho, que foi apresentado na segunda-feira, trabalhou entre os reservas, e Barcos, que tinha ficado fora de dois treinamentos, participou sem limitação alguma.

Em outra equipe das três formadas no treino de campo reduzido, a dupla de zaga esteve presente. Rhodolfo e Werley participaram lado a lado. Assim, a escalação para pegar o Furacão tende a ser: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Ramiro, Edinho, Riveros, Zé Roberto e Dudu; Barcos.

Ou seja, o time que será utilizado diante do Atlético-PR na estreia do Brasileirão não tem nenhum jogador preservado. A ideia de poupar atletas seria relacionada a viagem da próxima segunda-feira para Argentina, onde na quarta há o duelo com o San Lorenzo que abre as oitavas de final da Libertadores.

Como o Grêmio retorna de ônibus de Florianópolis, chega à capital gaúcha na madrugada de segunda-feira, treina pela manhã e à tarde já parte para Buenos Aires, havia a possibilidade de retirar alguns titulares do duelo.

Por outro lado a recuperação precisa ser imediata. O moral do grupo está abalada após a queda na final do Gauchão. Uma vitória diante dos paranaenses significaria a recuperação do psicológico do grupo.

Grêmio e Atlético-PR se enfrentam no domingo às 16h no estádio Orlando Scarpelli. A partida será disputada longe da casa do rubro-negro por conta da punição devido as brigas entre torcedores ocorridas na última rodada do Brasileirão passado.