Topo

Inter vê Abel como diferencial no Brasileirão: "Ele sabe o caminho"

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/04/2014 06h00

O retorno ao Beira-Rio ajuda, mas o Internacional aposta mesmo é na experiência de Abel Braga para encerrar o jejum de quase 35 anos sem o título do Campeonato Brasileiro. O argumento para a esperança está no histórico recente do treinador, que faturou a competição nacional com o Fluminense em 2012.

A visão da diretoria bate com a do grupo de jogadores. Abelão, como é chamado no Beira-Rio, tem o perfil ideal para sustentar o clima no vestiário durante todo o campeonato. Também tem a conduta exata para mexer no time sem gerar crises.

Estilo diferente do último técnico que iniciou o Brasileirão com o Inter. O time de Dunga era blindado, mas com clima de confronto com o externo de forma constante. Tanto que os resultados pararam de acontecer e ex-volante não resistiu.

“Ele é muito simples, direto e fala a real. Ele tenta sempre cuidar o grupo, tenta fazer com que nada atrapalhe a nossa convivência. Sinceramente, como parte deste grupo, estou feliz que ele esteja com a gente. Ele voltou em um momento importante do clube”, apontou D’Alessandro.

O lateral esquerdo Fabrício foi além. De acordo com o jogador, Abel já até desmembrou os compromissos do Colorado na competição. Projetando a quantidade de pontos que o time precisa obter em cada rodada.

“Ele conhece bem o campeonato. Ele já tem uma planilha dos jogos para a gente buscar tantos pontos. Ele sabe a trilha. Ele foi campeão e sabe o caminho mesmo”, disse o lateral esquerdo Fabrício.

Campeão da Libertadores e do Mundial em 2006, Abel Braga também chegou perto do título nacional com o Colorado. Naquela temporada o time terminou como vice-campeão. A posição, aliás, foi repetida pelo clube em 2005 e 2009.

“Tivemos boas campanhas recentemente, estamos trabalhando para retomar isto. O grande objetivo do clube na temporada é conquistar um título nacional. E com o Beira-Rio de volta, com o grupo atual e a comissão técnica, nós acreditamos muito que é possível”, discursou Marcelo Medeiros, vice-presidente de futebol do Inter.

O time de Abel Braga estreia neste sábado, às 18h30min, contra o Vitória, no estádio Beira-Rio. E a formação deverá ter quase 100% de suas forças. Gilberto, treinando com a seleção brasileira sub-21, deve ser a única baixa. Cláudio Winck será o substituto.