Topo

Grêmio não perde em Brasileiros há 10 jogos para adversário da estreia

Pará deve ser titular do Grêmio no domingo em SC e meia Rodriguinho (d) deve ser opção na reserva - Lucas Uebel/Divulgação Grêmio
Pará deve ser titular do Grêmio no domingo em SC e meia Rodriguinho (d) deve ser opção na reserva Imagem: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

18/04/2014 06h06

O Grêmio precisa “virar a página” da perda do título do Gauchão dentro de campo e a primeira oportunidade será contra o Atlético-PR, no próximo domingo, em Florianópolis. Se depender do retrospecto entre os clubes, a torcida do tricolor pode manter a esperança de começar o Brasileirão com pé direito. Nos últimos 10 confrontos entre as equipes na principal competição nacional, seis vitórias e quatro empates.

Desde a primeira edição de pontos corridos, em apenas duas oportunidades os paranaenses venceram. Em 2003, quando o Grêmio era comandado por Tite, e em 2007, por Mano Menezes. No restante, oito vitórias dos gaúchos e oito empates. No retrospecto desde o início da disputa do Brasileiro, superioridade do tricolor gaúcho. Vinte vitórias, 13 empates  e oito derrotas.

Porém, os jogadores do Grêmio evitam se a pegar a história e mantém o foco em iniciar o Brasileiro com vitória, mesmo atuando fora de casa e com a possibilidade de estrear com um time misto. Apesar de enfrentar um clube que foi desclassificado da Libertadores e não chegou as finais do estadual, a expectativa é de uma partida difícil contra um Atlético-PR concentrado no nacional.

“Antes do jogo contra o San Lorenzo-ARG (primeiro das oitavas na próxima quarta-feira na Argentina) temos que fazer o nosso dever, que é estrear bem no Brasileiro e conquistar a vitória. Nosso trabalho está sendo bem feito, apesar do resultado inesperado, mas que agora faz parte do passado. Foco é total no Brasileiro, que terá nove rodadas até a Copa e precisamos somar o maior número de pontos”, declarou o lateral Pará.

Se o retrospecto no Brasileiro traz boas lembranças para os gremistas, o mesmo não se aplica a Copa do Brasil. Em 2013, as duas equipes se enfrentaram na semifinal da competição e os paranaenses levaram a melhor após vencer em casa por 1 a 0 e empatar em 0 a 0, na Arena. Com mudanças nos grupos e nos treinadores para a atual temporada, a expectativa é por um confronto complicado, mas diferente.

“Se o Grêmio tem mais vitórias foi porque fez por merecer, mas isso não vai entrar em campo no domingo. Precisamos fazer por merecer [...] A característica tática da equipe mudou bastante. Em 2013, tínhamos uma proposta de se defender e sair em rápidos contra-ataques. Este ano, não. Buscamos o jogo o tempo inteiro e criamos chances durantes os jogos. O que ficou do ano passado é que a equipe não desiste e luta até o fim. Temos que manter este espírito para chegar no final disputando o título”, afirmou Bressan.

O Grêmio treina às 9h no estádio Olímpico, na penúltima atividade antes da viagem para Florianópolis no sábado à tarde. O jogo contra o Atlético-PR está marcado para domingo, às 16h, no estádio Orlando Scarpelli. Os paranaenses estão impedidos de atuar em Curitiba devido à briga de torcidas na última rodada do Brasileiro 2013 na partida contra o Vasco da Gama.