Topo

Inter quer 'mostrar a cara' no 1º jogo. Mas histórico em estreias não é bom

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

18/04/2014 06h00

Apontado como um dos favoritos ao título do Brasileirão, depois das finais em vários estaduais, o Internacional quer provar que realmente pode brigar no topo da tabela. Os jogadores do Colorado falam em ‘mostrar a cara’ do time já na primeira rodada, contra o Vitória, no estádio Beira-Rio. O problema é que o histórico não é bom em estreias.

Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato atual, com pontos corridos, o Inter venceu apenas três das 11 partidas de estreia que teve pela frente. Com quatro empates e quatro derrotas.

Se a pesquisa considerar todas as edições do Brasileirão, desde 1971, o Colorado segue sem ter maior número de vitórias do que de derrotas. Ao todo, foram 43 participações com 17 triunfos, nove empates e 17 derrotas.

“Não tem nada melhor do que estrear com vitória. E a gente sabe que o Inter não vence um título nacional há tempos. Então o começo é mais importante ainda, para ter uma gordura e poder queimar lá na frente. Melhor isto do que correr atrás depois”, disse o meia Alan Patrick.

A dificuldade do Inter na arrancada do Brasileirão fica mais clara no levantamento específico do Beira-Rio. De 2003 para cá, foram seis estreias como mandante e apenas duas vitórias: contra Vasco, em 2008, e Coritiba, em 2012.

“A gente tem que fazer valer a força do nosso estádio. Se tiver um tropeço neste começo, vão dizer que [a boa fase] era só no regional. Precisamos mostrar a nossa força desde o começo. Mostrar a cara”, comentou o lateral esquerdo Fabrício.

No ano passado, sem o Beira-Rio, o Internacional começou atuando no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Mas a estreia foi fora de casa, contra o mesmo adversário de sábado: o vitória da Bahia. Então dirigido por Dunga, o Colorado passou sufoco no primeiro tempo e chegou a estar perdendo por 2 a 0. Mas na etapa final buscou o empate.