Topo

Marcelo não vê Cruzeiro como grande favorito ao título do Brasileirão

Do UOL, em Belo Horizonte

18/04/2014 15h53

O Cruzeiro estreará no Brasileirão defendendo o título nacional. Apesar do posto alto, o técnico Marcelo Oliveira não considera que o time entra como o grande candidato a ser o bicampeão nesta temporada, mas reconhece que o time celeste tem indícios de que será um dos clubes a brigar pela ponta.

“O fato de o Cruzeiro ter sido campeão ano passado não o credencia a ser favorito este ano, Brasileiro tem outros ingredientes, campeonato onde você começa sabendo que tem pelo menos 12 concorrentes. Questão logística, muitas viagens, questão climática, às vezes frio, pega calor, competições paralelas”, disse Marcelo Oliveira, em entrevista ao programa Arena Sportv.

O treinador destaca o equilíbrio da competição nacional e vê mais times equiparados. “Se fizermos hoje lista de cinco times dificilmente acontecerão os cinco times no Campeonato e muito menos se tiver que cravar o campeão. Um indício pode ser que exista, o Cruzeiro tem estrutura, tradição, outras equipes também, estão jogando bem. Mas a tarefa é difícil, campeonato de regularidade, estratégia para jogos em casa, buscar resultados fora, campeonato que está totalmente aberto”, observou.

Apesar de refutar o rótulo de favorito, o comandante celeste reconhece que o grupo segue fortalecido e como um dos candidatos ao título. “Em 2013, ninguém sabia quem era o Mayke, jogador de base subindo, qualidade que tem e bom ambiente, cresceu, Everton Ribeiro estava jogando no Coritiba, ótima equipe trabalhando comigo, teve certo destaque lá, mas não era tão conhecido nacionalmente como é agora e assediado por clubes, Ricardo Goulart, se destacou no Goiás e aqui teve capacidade de ampliar qualidade e se mostrar como jogador muito bom e eficiente”, afirmou.

“Contratamos também jogadores de qualidade comprovada, administramos isso, jogador de qualidade vai ficar fora até do banco em algum momento. Jogador cobra do comandante coerência e nós procuramos fazer as coisas com lealdade e coerência, com verdade, de forma direta, sem nenhum problema e  isso dá condição ao Cruzeiro de manter time e reservas como a mesma intensidade de interesses, o que é importante para disputar competições”, ressaltou.

Atual campeão nacional, a equipe celeste fará a sua estreia no domingo, diante do Bahia. O Cruzeiro iniciará o Brasileirão com o foco dividido, já que disputa as oitavas de final da Libertadores, o que poderá prejudicar a equipe neste começo de torneio. “Dificuldades serão sempre as mesmas, naturalmente jogando quarta e domingo, jogos importantes, tem que ter administração do desgaste dos jogadores”, analisou.

“O fato de trocar muito perde entrosamento. Temos em algum momento que priorizar, vamos jogar agora contra o Bahia, com time alternativo, porque tivemos cinco jogos de quarta e domingo, com apelo decisivo, com os jogadores se doando, por isso optamos por outro time. Elenco é propagado como ótimo, acho também não só no sentido de qualidade, mas no sentido de comprometimento, de trabalho, mas isso foi planejamento bem feito”, acrescentou Oliveira.