Topo

Ronaldinho sente momento ruim e tem pior início de ano após volta ao Brasil

Bernardo Lacerda

Do UOL, em Vespasiano (MG)

18/04/2014 06h00

A temporada de 2014 não começou bem para Ronaldinho Gaúcho dentro de campo. O camisa 10 atleticano não repete suas boas atuações das duas últimas temporadas e não tem agradado o torcedor do Atlético-MG. Os números mostram a queda de rendimento do jogador, que tem o seu pior início de temporada desde que retornou ao futebol brasileiro, em 2011.

O atual ano é o que Ronaldinho mais conviveu com pequenas lesões e problemas físicos, que o impediram de ter uma continuidade maior de jogos. Em 2014, o atleta esteve em campo nove vezes, mesmo número de partidas de 2013, no mesmo período, porém, a sua participação efetiva quando atuou deixa a desejar comparado com o ano passado.

Nos mesmos nove jogos, Ronaldinho Gaúcho marcou apenas um gol em 2014 e de pênalti, em jogo contra o Nacional-PAR, em que desperdiçou outra cobrança, contra cinco tentos assinalados no ano passado. As assistências diretas para gols também são menores, duas da atual temporada, contra o dobro no mesmo período da temporada passada. 

O jogador reconhece que vem atuando pouco nesta temporada e pede mais sequência de jogos. “Eu vou querer jogar o máximo possível, me falta ritmo, joguei muito pouco esta temporada, então eu quero jogar, ter uma sequência de jogos, mas isso fica por conta do treinador”, disse Ronaldinho.

“Para mim é importante, ganhar ritmo de jogo, sequência importante e enfrentar um time forte, de muita tradição é importante para mim. Então, estamos pensando em cada partida, cada campeonato”, acrescentou Ronaldinho Gaúcho, referindo-se ao jogo com o Corinthians, na estreia no Brasileirão, neste domingo, às 16h, em Uberlândia.

O número de vezes em que esteve em campo nos dois começos de temporada é menor em comparação ao ano em que ele voltou ao Brasil, para vestir a camisa do Flamengo. No clube carioca, no primeiro ano, em 2011, foram 14 jogos, muitos em sequencia e cinco gols marcados. A sua primeira participação naquele ano foi diante do Nova Iguaçu, já com o Estadual do Rio começado.

No ano seguinte, em 2012, quando Ronaldinho viveu seu momento mais difícil na carreira, até sair do Flamengo e se transferir para o Atlético, em junho, o jogador teve também um começo de temporada animador. O atleta esteve em campo em 18 jogos, pelo estadual do Rio de Janeiro e Libertadores e deixou a sua marca seis vezes.

Porém, mais do que as fracas exibições e os números inferiores, que comprovam seu início de ano difícil, a temporada tem mostrado que o camisa 10 está diferente no dia a dia no Atlético. Quem está acostumado a ver Ronaldinho Gaúcho sorrindo, alegre, brincando com os companheiros e feliz com a bola no pé, ou na cabeça, percebe que o atleta está bem diferente neste começo de 2014.

 O fato tem chamado atenção de muitos jornalistas, acostumados a acompanhar o dia a dia do armador atleticano. Em campo, o comportamento tem sido mais tímido, parecido com o apresentado quando chegou ao Atlético, em meados de 2012. Pouco tem chamado atenção da plateia e até mesmo dos companheiros.

Até mesmo as jogadas diferentes que fazia nos treinamentos, os bate-bolas, as dominadas com efeito, embaixadinhas, chutes a gol, que mostra toda a sua habilidade estão esquecidas nos últimos dias. O camisa 10 atleticano tem se mostrado mais triste e preso dentro das quatro linhas.