Topo

Prass salva, Kardec marca, e Palmeiras vence de virada contra o Criciúma

Do UOL, em São Paulo

20/04/2014 20h28

Foi na raça. O Palmeiras deixou bastante claro que faltou qualidade, mas com muita vontade e acreditado até o fim, venceu o Criciúma por 2 a 1 em pleno Heriberto Hulse, de virada, na estreia do Brasileiro. Os três pontos podem ser creditados a Fernando Prass, que, em noite inspirada, impediu uma derrota elástica, e a Alan Kardec.

Kardec teve azar ao atrapalhar seu goleiro com um desvio contra a própria meta, ajudando Paulo Baier, mas apareceu bem perto dos acréscimos do 2º tempo para virar o jogo com uma bela cabeçada. O outro gol palmeirense foi marcado por Leandro, que, assim como Baier, contou com o desvio de seu adversário para comemorar.

O gol de Kardec e a noite de Prass salvaram as fracas atuações de Valdivia e Bruno César, que sumiram. Marquinhos Gabriel pouco apareceu. Leandro, que entrou no 2º tempo, até pisou na bola e caiu sozinho no gramado. No fim, usou da mesma sorte que seu adversário para empatar, ao chutar e ver Escudero desviar e enganar Bruno, goleiro do Criciúma.

O jovem atacante, por sinal, foi uma das poucas grandes apostas da diretoria. Custou R$ 8 milhões para a gestão de Paulo Nobre. Alan Kardec, destaque até aqui, não consegue acertar a sua renovação por falta de uma proposta salarial que o agrade. O gol aumenta a pressão em cima da diretoria por um acerto o mais rápido possível.

No sistema defensivo, Marcelo Oliveira abusou de chegar atrasado e ainda perdeu boa chance criada pelo Palmeiras ao chutar a bola por cima da meta. Amarelado, deu lugar a Wesley, que não apareceu bem, mas deu a assistência para Alan Kardec virar. Josimar foi outro que mostrou pouco futebol. Tiago Alves quase complicou as coisas para o Palmeiras ao acertar Silvinho com um chute na barriga e a mão na bola. O juiz não marcou nada. 

O Criciúma, de Caio Júnior, mostrou que jogará com a força da torcida em casa e com o ditado de “fechar a casinha”. Sempre que a bola chegava a sua intermediária, pelo menos dois jogadores davam o combate, especialmente quando Valdivia tentava criar algo. O desafogo era usar as bolas paradas, com Baier, e a saída pela direita, com Eduardo. Silvinho, nos contra-ataques, também levava algum perigo.

Após a derrota, o time do sul do país se prepara para viajar até Goiás, onde enfrenta os donos de casa, no domingo, às 18h30. Já o Palmeiras joga diante do Fluminense nos “embalos de sábado à noite”, às 21h. 


FICHA TÉCNICA:
CRICIÚMA 1 X 2 PALMEIRAS

Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data: 20 de abril de 2014, domingo
Hora: 18h30 (de Brasília)
Público: 11.768 pessoas
Renda: R$ 249.590,00
Árbitro: André Luiz de Freitas Castro (GO)
Auxiliares: Dibert Pedrosa Moises (RJ) e Paulo Cesar Silva Faria (MT)
Cartões amarelos: Valdivia, Marcelo Oliveira, Fernando Prass e Alan Kardec (PAL) João Vítor , Escudero e Silvinho(CRI)
Gols: Paulo Baier, aos 11 min do 1º T; Leandro, aos 37 min e Alan Kardec, aos 42 min do 2º T

CRICIÚMA:  Bruno; Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Giovanni; Serginho, João Vitor, Ricardinho e Paulo Baier; Silvinho e Bruno Lopes (Vitor Michels).
Treinador: Caio Júnior

PALMEIRAS: Fernando Prass; Wendel, Lúcio, Tiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira (Wesley), Josimar, Bruno César (Rodolfo) e Valdivia; Marquinhos Gabriel (Leandro) e Alan Kardec.
Técnico: Gilson Kleina.