Topo

Rivais tentam impedir que 'foco dividido' afete favoritismo no Brasileiro

Do UOL, em Belo Horizonte

20/04/2014 06h05

Cruzeiro e Atlético-MG iniciam suas participações na edição 2014 do Brasileirão, neste domingo, apontados como dois dos principais favoritos ao título, mas com um obstáculo em comum a ser superado: conciliar o começo da competição nacional com a Libertadores. Ano passado, o alvinegro mineiro foi campeão do torneio sul-americano, mas ‘deixou de lado’ o Brasileiro, que foi dominado amplamente pelo clube celeste.

Este ano, o Cruzeiro terá que dividir suas atenções. Tanto que enfrenta o Bahia, neste domingo, às 16h, na Fonte Nova, em Salvador, com um time reserva, com exceção do goleiro Fábio. O Atlético-MG, ao contrário, vai com força máxima, inclusive Ronaldinho Gaúcho, contra o Corinthians, no mesmo horário, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.

Independente das estratégias, os rivais mineiros prometem empenho nas duas competições e colocam como seus objetivos os títulos de ambos. “Isso ai não é só discurso, temos a certeza que queremos fazer isso, não vai ficar só no discurso, Vamos mostrar nos jogos das duas competições”, afirmou Paulo Autuori, técnico atleticano. “Com o plantel que a gente tem, o objetivo é ganhar os dois, mas não adianta ficar só no discurso, tem que mostrar dentro de campo”, observou o volante Tinga.

Com o pensamento voltado para iniciar bem o Brasileirão, Autuori não pensa em poupar titulares, como fez durante todo o Campeonato Mineiro e acena com força máxima nas duas competições. “É um grande desafio, sabemos que o envolvimento na Libertadores, sempre dá prioridade a essa competição. Não gosto disso, até porque tem de haver respeito aos torcedores. A melhor maneira de mostrar nosso interesse é usar o que temos de melhor”, justificou.

Fernandinho diz que os jogadores pensam em lutar pelo título dos torneios, sem priorizar nenhuma competição. “São dois campeonatos muito diferentes, ambos importantes, temos elenco para disputar os dois campeonatos da melhor forma possível e brigar pelo título dos dois”, afirmou o atacante atleticano.

O Cruzeiro, atual campeão nacional e que é apontado como o principal favorito para ficar com o título Brasileiro em 2014, garante que não irá priorizar a Libertadores. “Prioridade não, mas a gente sabe do grau que nos leva a ganhar uma Libertadores e a ganhar um Brasileiro, titulo é sempre titulo, engrandece o clube, os profissionais”, analisou Tinga. “Pelo que a gente vem trabalhando, pelo material humano que temos, dá para fazer um ano histórico. Temos esse pensamento e acreditamos nesse trabalho”, acrescentou.

O técnico Marcelo Oliveira não se preocupa em ter duas frentes e garante que o grupo celeste poderá suportar as duas competições. “Não diria que atrapalha porque tem que trabalhar essa dificuldade, mas é um fator que interfere, porque gostaria de estar com todos os jogadores à disposição, às vezes fica desumano porque vai gerar lesões que vão atrapalhar na sequencia”, comentou.

“Temos que entender que elenco do Cruzeiro é bom, são jogadores que podiam estar no time titular, se perde um pouco de entrosamento, mas se ganha em capacidade física e disposição dos jogadores de se apresentarem”, acrescentou o comandante celeste.