Topo

Santos enfrenta Sport e inicia Brasileiro com missão de quebrar 2 tabus

Santos não conquista o Campeonato Brasileiro há quase dez anos. O último título ocorreu em 2004 - Divulgação/Santos FC
Santos não conquista o Campeonato Brasileiro há quase dez anos. O último título ocorreu em 2004 Imagem: Divulgação/Santos FC

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

20/04/2014 06h00

O Santos estreia no Campeonato Brasileiro, diante do Sport, neste domingo, às 18h30 (de Brasília), na Vila Belmiro, para quebrar alguns tabus na competição. O primeiro pode ser derrubado já neste final de semana. Caso derrote o time pernambucano, a equipe santista pode quebrar uma escrita que já dura quase oito anos.

Isso porque o Santos não sabe o que é começar o Brasileirão com uma vitória desde 2005, quando venceu o Paysandu por 4 a 1, com portões fechados, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano.

Além de vencer em estreia no Brasileirão, o Santos inicia a campanha para quebrar mais um tabu. O time da Vila Belmiro não conquista a principal competição nacional desde 2004, quando o time de Robinho conquistou o título na briga contra o Atlético Paranaense. Se não levantar a taça este ano, o jejum completará dez anos.

Para o duelo contra o Sport, o técnico Oswaldo de Oliveira contará com os retornos de Cícero e Leandro Damião, que desfalcaram o time contra o Mixto-MT, na última quarta-feira, por causa de lesões. O primeiro se recuperou de uma pancada forte na costela, enquanto Damião estava com dores no adutor da coxa direita.

"Tudo certo, vão para o jogo (Cícero e Damião). O time ganha com a volta de dois atletas experientes, que são muito importantes para a equipe", afirmou Oswaldo.

Com o retorno de Damião, o treinador abre um suspense em relação a presença de Gabriel Barbosa na equipe titular. A revelação santista substituiu o camisa 9 contra o time de Mato Grosso e marcou dois dos três gols da vitória do Santos. Agora, o camisa 7 briga por uma vaga no time com outro jovem – o volante Alan Santos.

“Ainda não (Gabigol fica no banco), ainda estou vendo, estou recebendo informações do adversário e organizando o que vou fazer. Nosso assistente foi a Recife, viu o jogo de quarta-feira, o time que jogou, nós temos conhecimento, a forma de jogar também. São coisas que vamos juntar para ter o acabamento do que fazer durante a partida”, explicou Oswaldo.

Confira o jejum de vitórias em estreias:

26/5/2013 - Santos 0 x 0 Flamengo - Mané Garrincha
20/5/2012 - Bahia 0 x 0 Santos - Pituaçu
21/5/2011 - Santos 1 x 1 Internacional - Vila Belmiro
8/5/2010 - Botafogo 3 x 3 Santos - Engenhão
10/5/2009 - Grêmio 1 x 1 Santos - Olímpico
11/5/2008 - Flamengo 3 x 1 Santos - Maracanã
13/5/2007 - Sport 4 x 1 Santos - Ilha do Retiro
16/4/2006 - Goiás 0 x 0 Santos - Serra Dourada

O Sport, campeão da Copa Nordeste, está de olho na final do Campeonato Pernambucano, diante do Náutico. Por conta disso, o técnico Eduardo Baptista, filho de Nelsinho Baptista, deve poupar alguns titular contra o Santos. O meia Ailton sofre com dores musculares e será poupado para entrada de Renan Oliveira.

A partida entre Santos e Sport também marcará o reencontro do zagueiro Durval, hoje no Sport, com o time da Vila Belmiro. O zagueiro conquistou seis títulos com o clube paulista nos últimos anos, entre eles, a Copa Libertadores da América de 2011. Durval foi titular absoluto da zaga santista ao lado de Edu Dracena.

Ficha Técnica - Santos x Sport

Data e hora: 20/04/2014, às 18h30 (de Brasília)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Transmissão: SportV
Árbitro: Bispo da Anunciação (BA)
Assistentes: Rodrigo Pereira Joia e Silbert Faria Sisquim (RJ)

Santos: Aranha; Cicinho, Neto, David Braz e Mena; Arouca, Cícero e Gabriel (Alan Santos); Geuvânio, Thiago Ribeiro e Leandro Damião.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Sport: Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Ewerton Páscoa, Renan Oliveira e Danilo (Ananias); Felipe Azevedo e Neto Baiano.
Técnico: Eduardo Baptista