Topo

São Paulo e Botafogo abrem Brasileirão em busca de recomeço em 2014

Do UOL, em São Paulo e no Rio de Janeiro

20/04/2014 06h01

São Paulo e Botafogo entram em campo neste domingo, às 16h, no Estádio do Morumbi, para abrir o Campeonato Brasileiro. Rivais na hora em que a bola rolar, os dois times podem se unir na tentativa de um recomeço em 2014.

Eliminado no Paulista diante do Penapolense, a equipe de Muricy Ramalho luta para esquecer o que se passou até então nesta temporada. E o desejo de mudança vai além. Depois de suar em 2013, na luta contra o rebaixamento, os são-paulinos querem um Nacional completamente diferente.

Para isso, o treinador reconheceu que precisou mudar muita coisa e não só o elenco.

"Não adianta ter grandes jogadores se não tem bom ambiente, disciplina, jogadores comprometidos. Tudo isso, a gente não tinha no ano passado. A gente escolhe o que quer ser. O São Paulo, no ano passado, escolheu que ia brigar para não cair. Não foi fácil. Se salvou por coisa do homem lá em cima, porque estava muito ruim", lembrou o comandante.

O time do Morumbi mudou até de presidente. Carlos Miguel Aidar vê, como sucessor de Juvenal Juvêncio, sua primeira partida. No Botafogo, a mudança não é tão drástica assim. A novidade fica por conta de Vagner Mancini.

Apesar das eliminações na Campeonato Carioca e na Copa Libertadores, o Botafogo estreia no Brasileirão sem novidades no esquema tático. O técnico prefere manter o plano de jogo dos primeiros meses da temporada a realizar grandes transformações com pouco tempo de clube.

Principal contratação do Botafogo para a temporada, Emerson Sheik está fora do confronto no Morumbi. O atacante realiza trabalho para se aprimorar fisicamente e não foi relacionado. O planejamento da comissão técnica é utilizá-lo na segunda rodada do torneio, contra o Internacional.

"Contamos muito com o laço de cada atleta. O Jefferson está há muito tempo no clube e o Bolívar é um líder nato; também conversei com o Allyson e o Ferreyra. Sempre converso com os atletas para saber se está acontecendo alguma coisa. Sou um cara de diálogo e passo bastante informação, mas cobro também. Não na frente de todos, mas onde deve acontecer as cobranças", disse Mancini.

FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X BOTAFOGO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 20 de abril de 2014, domingo
Hora: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Pablo Almeida da Costa (ambos do MG)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antônio Carlos e Álvaro Pereira; Souza, Maicon, Boschilia e Ganso; Pato e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho

BOTAFOGO: Jefferson, Edílson, Bolívar, Dória e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Gabriel, Jorge Wagner e Lodeiro; Wallyson e Ferreyra
Técnico: Vagner Mancini