Topo

Sóbis decola no Fluminense com golaço após 'fico' e ganha voto de confiança

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

20/04/2014 06h00

O 'fico' com a chegada do técnico Cristóvão Borges ao Fluminense parece ter feito bem ao atacante Rafael Sóbis. O jogador marcou dois gols nas duas primeiras partidas com o novo treinador, inclusive um golaço sobre o Figueirense na vitória por 3 a 0 na estreia pelo Campeonato Brasileiro, no Maracanã, no sábado.

O jogador não estava com bom clima com Renato Gaúcho e seu empresário chegou a procurar novas equipes para uma possível negociação. A busca deu resultado e o Corinthians se interessou numa transferência, mas a chegada de Cristóvão Borges acabou paralisando as conversas.

Cristóvão foi bastante direto logo ao chegar às Laranjeiras: não queria que nenhum jogador deixasse o Fluminense neste momento, principalmente Rafael Sóbis, titular de seu ataque ideal. Logo nos primeiros treinos, o técnico já escalou o jogador na equipe titular e viu a opção dar certo dentro de campo.

O crescimento em campo foi notável. Se nos 14 primeiros jogos na temporada ele balançou as redes apenas uma vez, na goleada por 4 a 1 sobre o Boavista, o aproveitamento nas duas partidas com Cristóvão foi bem melhor: um gol na goleada por 5 a 0 sobre o Horizonte-CE, pela Copa do Brasil, e na vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense, no último sábado.

“É um jogador experiente. Na temporada passada foi artilheiro da equipe, estava aqui na conquista de títulos. Nesse momento, que é de cobrança, jogadores experientes tem que fazer sua parte para aguentarmos essa pressão. Isso tudo, além da qualidade que tem. Se o Sóbis sai do clube, teríamos dificuldade para achar algum substituto. E se achássemos alguém do mesmo nível, não teríamos dinheiro para pagar”, avaliou o técnico Cristóvão Borges.

O apoio da torcida também contribuiu para o aumento de produção de Sóbis. O jogador foi ovacionado pelos torcedores nas duas últimas partidas, desde que a possibilidade de sua saída ganhou força. Em campo, o atacante conseguiu corresponder com gols e boas atuações.

O crescimento também deu a Sóbis um prêmio. O jogador que era reserva com Renato Gaúcho recebeu um voto de confiança de Cristóvão Borges e foi confirmado como titular para o confronto com o Tupi-MG, pela segunda fase da Copa do Brasil, em Juiz de Fora-MG, às 22h.