Topo

Ataque badalado não rende, mas defesa segura e Atlético-MG segue invicto

Do UOL, em Belo Horizonte

21/04/2014 06h00

O empate com o Corinthians, por 0 a 0, na estreia do Brasileirão, no domingo, levou o Atlético-MG a completar 18 jogos seguidos sem derrota na temporada, sendo os quatro últimos sem sofrer gols. Por outro lado, o badalado ataque do alvinegro mineiro, que conta sempre com esquema com quatro atletas ofensivos, chegou ao sétimo jogo no ano sem balançar as redes, o segundo consecutivo.

O Atlético-MG conta em seu sistema ofensivo com ídolos como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli e Jô, este último provável convocado por Felipão para a seleção brasileira que disputará a Copa do Mundo no Brasil. São atletas com salários considerados altos e com muito nome. Neste domingo, não jogou Jô e o quarteto teve Guilherme e Fernandinho, além de Tardelli e Ronaldinho.

Fazer gols não tem sido tarefa fácil para o clube. Dos 22 jogos realizados pelo Atlético este ano, em sete deles o time saiu de campo sem conseguir balançar as redes adversárias. A média ofensiva de gols do time em 2014 é de 1,5 tentos por partida.

Diante do Corinthians, na estreia do Brasileirão, o time voltou a desperdiçar oportunidades claras de gol e saiu de campo sem marcar. “A primeira coisa que falei com os jogadores, Tardelli e Fernandinho que estiveram envolvidos nos lances mais claros, não pode colocar em dúvida todo o potencial deles, a qualidade, são jogadores que já mostraram e foram importantíssimos pelo que o Atlético fez de bom na temporada passada”, disse Autuori.

“Isso vai acontecer, tenho certeza que esta equipe vai ser competitiva a partir do momento que esta última parte do campo for mais decisiva e a gente aproveitar as oportunidades que são criadas”, complementou o treinador atleticano.

Entre os jogadores ofensivos, Jô e Guilherme são os dois que apresentam melhores números, o primeiro é o artilheiro do time com oito gols, três a mais do que o armador. Diego Tardelli e Ronaldinho Gaúcho, os xodós dos torcedores, vivem momento de extremo, assinalaram apenas dois e um tento, respectivamente.

Autuori reconhece dificuldades para dar sequência de jogos ao sistema ofensivo alvinegro. “Temos que ter atenção. Houve momento difícil para a gente, com alguns jogadores. Fernandinho está voltando agora, Guilherme dois dias sem treinar, são jogadores importantes para a gente, temos de estar atentos já que vamos ter sequência de viagem, jogo fundamental importante para nós”, comentou.

O time de 2014 tem mostrado que é mais forte defensivamente do que ofensivamente, mesmo tendo um esquema que prioriza o ataque. O Atlético chegou aos quatro jogos seguidos sem ser vazado e conseguiu sair de campo em 11 partidas sem sofrer um tento sequer.

“Estamos muito sólidos, defensivamente, sem dar chances de gols para os adversários. Foi o quarto jogo em que não levamos gol, uma marca importante. O time está crescendo e vai se acertar ofensivamente também, vai voltar a fazer gols e temos de continuar sem sofrer”, disse o volante Pierre.