Topo

Bola parada vira trunfo salvador para o Cruzeiro no final dos jogos

Do UOL, em Belo Horizonte

21/04/2014 06h00

A bola parada é a jogada mais ensaiada pelo técnico Marcelo Oliveira no dia a dia na Toca da Raposa II. E os lances pelo alto estão surtindo efeito e têm virado estratégia fundamental para o time celeste quando as coisas não rendem como o esperado.

Nos dois últimos jogos do time, em que o Cruzeiro teve dificuldades para vencer, os gols considerados salvadores saíram por meio de jogadas pelo alto e que reverteram, resultados que poderiam ser ruins para o clube.

Na quarta-feira, pela Libertadores, diante do Cerro Porteño, o time celeste perdia por 1 a 0, quando no último lance da partida, aos 49 minutos, a bola foi alçada para a área e após grande confusão entre a defesa do time paraguaio e os atacantes cruzeirenses, Samudio pegou o rebote e conseguiu igualar o placar com um chute.

Apesar do gol não ter saído direto da cobrança de falta, a jogada pelo alto foi fundamental para que a bola pudesse sobrar em condições para o lateral esquerdo finalizar para o gol, com o goleiro batido no lance e, dessa forma,  arrancar o empate que foi bastante comemorado.

Neste domingo, na estreia do Brasileirão, os atletas celestes usaram a cabeça para conseguir a vitória diante do Bahia. O primeiro a deixar a marca pelo alto foi o volante Nilton, aproveitando escanteio. O gol da vitória cruzeirense saiu com Marcelo Moreno, em jogada quase idêntica, também proveniente de cobrança de escanteio, pelo lado direito do ataque.

“Nada se faz sem ter o comando por trás. A gente tem o comando do Marcelo, estamos sempre trabalhando para fazer os gols de bola aérea, é uma jogada muito treinada e tem dado resultado”, comentou o atacante em relação aos treinos de bola parada.

No Brasileirão de 2013, em que o Cruzeiro foi campeão, o time celeste utilizou as jogadas em cobrança de falta e escanteio para conseguir gols importantes. O repertório já vem se repetindo nesta temporada. “Bola aérea a gente é forte, consegui fazer um gol lindo e ajudar o Cruzeiro com a primeira vitória no Brasileiro”, comentou Moreno.