Topo

Fred revê média de 2012 em série positiva e alcança novo recorde no Flu

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/04/2014 06h00

O Fluminense viu seu artilheiro ressurgir nos últimos 10 jogos. O também camisa 9 da seleção brasileira Fred marcou sete gols no período e conseguiu reeditar a sua média de gols de 2012, quando foi o goleador do Campeonato Brasileiro e peça fundamental no título do Tricolor. Além disso, o centroavante avançou mais um posto na lista de jogadores que mais balançaram as redes pelo time das Laranjeiras.

Fred chegou aos 119 gols pelo Fluminense e igualou a marca de Ézio com a camisa tricolor com o gol de pênalti sobre o Figueirense, na vitória por 3 a 0 pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Os dois dividem agora o nono lugar da lista de maiores artilheiros do clube carioca. O atual camisa 9 também precisou de menos jogos para marcar: ele atuou por 192 partidas, enquanto o ex-atleta entrou em campo 238 vezes pela equipe.

Coincidentemente, a ascensão de Fred aconteceu após a convocação de Felipão para o amistoso vencido pela seleção brasileira contra a África do Sul por 5 a 0, no dia 5 de março. O camisa 9 não marcou na partida em Johanesburgo, mas evoluiu no Tricolor e alcançou a média de 0,7 gol por jogo nas últimas 10 aparições, número semelhante – e até superior - ao 0,67 de 2012.

Os gols também ajudaram Fred a sair na frente em uma batalha fora dos gramados. O jogador declarou guerra às torcidas organizadas do Fluminense e contou com o apoio das arquibancadas principalmente após balançar as redes nas vitórias contra Horizonte-CE e Figueirense.

O centroavante chegou a ser o principal alvo de protestos da torcida após a eliminação do Campeonato Carioca na semifinal contra o Vasco, mas conseguiu fazer as pazes com os tricolores com os gols nos últimos dois jogos. O camisa 9 foi aplaudido pelos torcedores ao final dos duelos no Maracanã.

“Ele é o grande ídolo. O Fluminense tem vários jogadores importantes e ele é nosso jogador de Seleção e que foi sempre decisivo, por tudo o que representa dentro de campo. Com esses últimos acontecimentos criou se uma atmosfera um pouco ríspida. Ele jogar e fazer gols é importante para ele e para o ambiente, para a torcida e pro time. Todos querem ver isso e ficam felizes”, disse Cristóvão após a vitória sobre o Horizonte-CE, em sua estreia no comando do Fluminense.

Fred até mesmo fez o papel de garçom na vitória por 3 a 0 sobre o Figueirense ao ajeitar de peito para o golaço de Rafael Sóbis, o primeiro da partida. O camisa 9 tem mostrado uma movimentação bastante superior ao início da temporada, quando chegou a ser sacado da equipe pelo então treinador Renato Gaúcho para recuperar sua forma física.

O camisa 9 terá a chance de manter a boa fase na próxima quarta-feira, quando encara o Tupi-MG às 22h, em Juiz de Fora- MG, pela partida de ida pela segunda fase da Copa do Brasil. O técnico Cristóvão Borges, no entanto, já admitiu que pode poupar jogadores que estejam desgastados para o duelo.