Topo

Novela Kardec já preocupa pai, atacante e comissão técnica no Palmeiras

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

21/04/2014 06h01

A novela interminável pela renovação de Alan Kardec com o Palmeiras já tem muitos prejuízos ao atacante. A demora pelo capítulo final gera muita preocupação no próprio atacante, na família do jogador e na comissão técnica da equipe.

Artilheiro da temporada, o jogador não consegue entrar em acordo financeiro para assinar seu novo vínculo de cinco temporadas com a equipe em que ele foi campeão da Série B e ganhou o status de jogador de seleção brasileira.

O primeiro aviso do perigo foi dado pelo pai do atacante, que também é empresário. Primeiro, em entrevista à Rádio Transamérica, avisou que notava sinais no seu filho. Depois, em conversa com o UOL Esporte, ressaltou outras preocupações. Até mesmo a índole de seu filho está em jogo.

“Nós reduzimos três vezes a pedida e não deu certo ainda. Não sei porque. Não queremos nem estar entre os mais bem pagos do Palmeiras. Mas essa enrolação prejudica meu filho e tem outro fator preocupante. Se ele se machucar, será que alguém compra? E mais. E se, no fim de tudo, não der certo para ele ficar? Meu filho vai ficar como o mercenário da história mesmo abaixando três vezes a pedida?”, questionou.

No domingo, logo após a vitória, o agente deu entrevista ao UOL Esporte e admitiu que já aceita ouvir outras propostas.

Alan não quer um salário que chegue nem perto de Valdivia, por exemplo, o mais caro da folha salarial. Ele também não pretende receber o mesmo que Wesley. Seu estafe ainda avisa que, se colocado no Brasil, seus vencimentos ficariam longe de concorrentes da posição como Fred, Luís Fabiano, Alexandre Pato e Jô, por exemplo.
 

A comissão técnica sabe dos prejuízos que isso pode gerar no atleta. Gilson Kleina admitiu que tem conversado com o jogador sobre os reflexos da negociação e diz que é impossível que isso não o afete em campo.

“Não tem como falar que não afeta. O que ele precisa ter é confiar em quem está fazendo o acordo. Pelo menos, sei que ele e o Palmeiras se querem, isso faz as coisas ficarem mais fácil. Eu sou o treinador, quero que ele fique, mas os valores e o resto fogem de mim”, analisou o treinador.

Por mim, o próprio jogador deu entrevistas reconhecendo que está saindo perdendo com a demora para que tudo seja acertado de uma vez. Em entrevistas após marcar o gol da vitória por 2 a 1 em cima do Criciúma, o camisa 14 declarou que está muito envolvido com tudo isso, porque a novela define o seu futuro.

 

"Tenho que ter muito equilíbrio para atuar (nessa situação). Não gosto de falar das negociações e pretendo manter essa postura. Já disse que quero muito ficar", disse o atacante "Já teve um desgaste físico e emocional grande. O próprio Gilson Kleina observou que eu estava chegando aos treinamentos bastante cansado. Claro que isso mexe comigo. Tudo tem acontecido pelo trabalho dentro de campo", completou.

O contrato oferecido pelo Palmeiras é de cinco anos e é baseado na produtividade. O valor para a compra de seus direitos é fixado pelo Benfica em cerca de R$12 milhões. Esse valor, no entanto, é acordado verbalmente entre os presidentes e só serve para o Palmeiras. No papel, o valor fixado é maior e chega perto dos R$ 20 milhões. Para outra equipe interessada, o time de Portugal pode cobrar quanto quiser.