Topo

'Esquecido' no Fla após lesão, Hernane ficará mais de dois meses sem marcar

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/04/2014 06h10

Artilheiro do Brasil no ano passado, Hernane vive fase delicada no Flamengo. No próximo dia 29, o atacante completa um mês afastado dos gramados por conta de uma fratura na região lombar. O lento processo de recuperação deixou o Brocador “esquecido” na Gávea e preocupado, já que o departamento médico cogita a possibilidade de até mais um mês para a sua volta ao time com 100% das condições físicas.

Desta forma, o camisa 9 vai ultrapassar os dois meses sem marcar gols, panorama bem diferente do que ocorreu em 2013. A última vez que o atacante balançou as redes foi no dia 1º de março na vitória por 2 a 1 sobre o Nova Iguaçu.

O baixo rendimento e o problema de saúde fizeram com que Hernane perdesse a vaga no time titular para Alecsandro. Recuperar a antiga condição será um duro desafio, mas o jogador voltou a correr no gramado na última terça-feira e planeja entrar em campo antes da pausa no Campeonato Brasileiro para a Copa do Mundo.

A preocupação do departamento médico é a de que Hernane não sinta mais dores na região afetada. A ideia é a de que o atleta tenha segurança para desempenhar as funções sem o medo de se lesionar novamente em disputas com zagueiros adversários. Por isso, a cautela comanda a recuperação e pode até aumentar o prazo de retorno.

“O Hernane está próximo de completar um mês da fratura. Estamos reiniciando as atividades e temos a expectativa otimista de que volte a treinar forte em duas semanas. Mas pode demorar até um mês para que atue novamente. O caso é muito claro. Ele não deve ter receio de jogar e precisa estar 100%. Qualquer pancada pode causar nova dor se a região não estiver firme. Não temos pressa”, explicou o médico José Luiz Runco em contato com a reportagem do UOL Esporte.

Existe a remota possibilidade de que Hernane esteja à disposição do técnico Jayme de Almeida para o clássico contra o Fluminense, dia 11 de maio. Entretanto, segundo as previsões do departamento médico, o Brocador só deve estar liberado a partir do dia 18 do mesmo mês. Na ocasião, o Rubro-negro tem compromisso agendado frente ao São Paulo pelo Brasileirão.

Enquanto se recupera, Hernane passa despercebido nos treinamentos do Flamengo. Com a simplicidade característica, o atacante está concentrado na recuperação para tentar desempenhar o futebol exibido em 2013, quando assinalou 36 gols em 58 jogos. Este ano, foram seis bolas na rede em 13 partidas disputadas.