Topo

Santos vê torcida remoer Paulista e já sente pressão por título brasileiro

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

23/04/2014 06h00

A perda do título paulista para o modesto Ituano há pouco mais de uma semana não será esquecido facilmente na Vila Belmiro. Jogadores e comissão técnica ainda falam sobre o ocorrido, expõem a frustração e, inclusive, alegam que as vaias da torcida na estreia do Campeonato Brasileiro, no empate contra o Sport por 1 a 1, no último domingo, são reflexos da final estadual.

"Na minha opinião, isso é normal (as vaias). O torcedor quer ver o time ganhar sempre. As vaias foram pelo fato da vitória não ter vindo porque o jogo que fizemos contra o Sport foi bem superior do que as finais contra o Ituano. Mas tem essa questão de não termos conquistado o título paulista, ficou aquela frustração. Nós somos profissionais e precisamos seguir adiante, mas pelo pouco tempo o torcedor ainda está remoendo", afirmou Thiago Ribeiro.

Após a perda do título paulista, elenco e comissão técnica santista tiveram uma reunião com a diretoria para traçar o planejamento para o restante da temporada. A pressão da torcida para que o clube conquiste o Brasileirão foi uma das pautas. Os dirigentes explicaram a importância do título nacional, fato que não ocorre desde 2004, quando o time de Robinho e companhia foram campeões.

"Claro que conversamos (com membros da diretoria), até pela importância que tem um título brasileiro, pois já vamos completar dez anos desde o último. Sem dúvida para nós é uma competição importante. Entramos com o pensamento de sermos campeões, não só de chegar a uma Libertadores. Vamos buscar sempre isso, o primeiro lugar. A direção já passou para nós a importância de vencermos o brasileiro, a comissão (técnica), também. Sabemos que o torcedor vai pressionar bastante pelo título, então vamos procurar manter o nível do Paulista e fazer tudo aquilo novamente", disse.

A diretoria do Santos sabe que a campanha do time no Brasileirão influenciará bastante nas urnas. Em dezembro, a cúpula do presidente em exercício, Odílio Rodrigues, terá pela frente as eleições do clube. Os candidatos ainda não estão definidos, mas muitas oposições foram criadas.

Os dirigentes sabem que o tropeço na final do Paulista é um ponto negativo nas eleições. Por isso, os santistas fizeram de tudo para evitar a perda do título. Após a derrota para o Ituano por 1 a 0, no primeiro jogo da decisão, a diretoria contratou uma psicóloga para ajudar os jogadores a reverter à vantagem do time do interior.

A profissional viajou com a delegação para São Paulo, deu palestra no dia seguinte, mas não obteve o resultado esperado. O técnico Oswaldo de Oliveira também trabalhou bastante. Além do trabalho no campo, o treinador fez os jogadores assistirem ao vídeo da derrota na primeira partida e apontou detalhadamente os erros coletivos.

A pressão faz a diretoria do Santos buscar um reforço de renome no mercado. O meia Diego, que está emprestado ao Atlético de Madrid, da Espanha, e termina seu contrato com o Wolfsburg, da Alemanha, é um dos interessados. A diretoria santista tem um pré-acordo com o jogador e já definiu valores de salários e luvas.