Topo

Cruzeiro tenta interromper série negativa no Parque do Sabiá

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

24/04/2014 14h30

Local da partida contra o São Paulo no domingo, o Parque do Sabiá, em Uberlândia, não tem dado muita sorte ao Cruzeiro recentemente. Jogando no Triângulo Mineiro, o time celeste não vence há quatro partidas. O último triunfo ocorreu em 2011, contra o Ceará, por 1 a 0, pelo Brasileirão. Depois disso, a equipe sofreu duas derrotas e empatou outras duas vezes.

O primeiro revés da sequência foi diante do Fluminense, ainda em 2011, por 2 a 1, também no Brasileirão. A partida seguinte no estádio também teve sabor amargo para os cruzeirenses. Apesar de ser um amistoso, o time perdeu para o América-MG logo no início da temporada de 2012, de virada, por 3 a 2.

Ainda naquele ano a equipe teve mais uma estreia frustrante diante do Atlético-GO, com um empate sem gols na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O último tropeço foi no ano passado, contra a Ponte Preta, quando arrancou um empate em 2 a 2 nos últimos minutos.

Um dos motivos que pode explicar a falta de sucesso do Cruzeiro é a pequena presença do torcedor. Pois se trata de uma região em que os times mineiros têm pouca penetração na torcida, perdendo para equipes de fora do estado, como São Paulo, por exemplo, e além disso o estádio é grande e dificilmente lota. No domingo mais uma vez o Cruzeiro deverá ter um cenário parecido pela frente.
 
Com a possibilidade de ver o adversário com mais torcedores no estádio e por não estar tão habituado ao local da partida, os próprios jogadores tratam a partida como um jogo 'fora de casa'. Mas isso não diminui a pressão sobre a equipe de Marcelo Oliveira para conquistar os três pontos. "Ano passado fomos bem fora de casa, ganhamos fora, teve uma importância grande no fim da temporada. Tem que ir fora, em Uberlândia, para vencer", destacou Ricardo Goulart.

Neste domingo o Cruzeiro jogará em Uberlândia em função de uma punição imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, com a perda de dois mandos de campo devido a briga entre torcedores celestes no clássico contra o Atlético-MG, disputado no Independência, no Brasileirão do ano passado. O time estrelado cumpriu a primeira partida justamente no Parque do Sabiá, em sua última partida contra a Ponte Preta.

O Parque do Sabiá tem sido uma das principais opções do time celeste quando não pode atuar no Mineirão. Tanto é que o Cruzeiro já tem mais um jogo marcado para o estádio. Na nona rodada do Brasileirão, o Mineirão já estará à disposição da Fifa e o time terá que jogar com o Flamengo novamente no interior do estado.