Topo

Inter cria projeção para antes da Copa e 'roubo' de pontos se torna vital

Inter vê jogos fora de casa como grande chance para deslanchar antes do recesso para a Copa - Lucas Uebel/Getty Images
Inter vê jogos fora de casa como grande chance para deslanchar antes do recesso para a Copa Imagem: Lucas Uebel/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

24/04/2014 06h00

O Internacional já tem um caminho traçado para sonhar com o fim do jejum de 35 anos no Campeonato Brasileiro. Antes da parada para a Copa do Mundo, o Colorado quer garantir um lugar no topo da tabela e por isto planeja conquistar pontos fora de casa. O ‘roubo’ como visitante também atende a estratégia de Abel Braga, que divide o campeonato em pequenos grupos de jogos.

Abel, aliás, confirma que existe uma projeção interna no Beira-Rio. O número, contudo, não é revelado. A ideia do Inter é evitar uma pressão pública, ou simples expectativa, diante da pontuação planejada para as nove rodadas iniciais do Brasileirão.

O único que ousou se aprofundar no tema foi o zagueiro Paulão. Depois do clichê de buscar a vitória sempre, ele confirmou que a conquista de pontos fora de casa é vital para a conta vermelha.

“Os jogos fora de casa têm um peso muito grande. O máximo de pontos que você puder roubar vai ajudar lá depois da Copa”, disse Paulão. “Importante é sempre pontuar, buscar pelo menos um ponto fora já vale”, completou.

Antes do recesso para a Copa do Mundo, o Inter terá quatro partidas como visitante. A primeira delas acontece domingo, no Maracanã, contra o Botafogo.

Depois do time encara Criciúma, Coritiba e Fluminense – na última rodada antes da paralisação do Campeonato Brasileiro.

Os jogos diante de Sport, Atlético-PR, Cruzeiro e Chapecoense completam o calendário vermelho até o final de maio. Os dois últimos compromissos como mandante devem ocorrer no estádio Centenário, em Caxias do Sul. Pois o Beira-Rio será entregue para Fifa em 22 do próximo mês.

Em 2013, antes da parada para a Copa das Confederações, o Internacional dirigido por Dunga vacilou e não consegui uma sequência de vitórias. Até hoje, o clube culpa a ausência do Beira-Rio pela campanha fraca e consequente briga contra o risco matemático de rebaixamento.