Topo

Sem talento de Neymar, Geuvânio usa obediência para reagir

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos (SP)

24/04/2014 06h00

A nova joia do Santos, Geuvânio, foge o padrão das grandes revelações do clube, entre eles, Pelé, Coutinho, Robinho e Neymar, que foram lançados no time principal entre 17 e 18 anos de idade. A atual revelação santista também não tem a mesma técnica e habilidade de Neymar e companhia, mas compensa com experiência e obediência tática.

Diferente do atual camisa 11 do Barcelona, da Espanha, Geuvânio iniciou sua trajetória na equipe titular após ter encarado momentos difíceis na carreira. O novo Menino da Vila começa a se destacar com 22 anos e já traz no currículo passagens por Jabaquara e Penapolense, além de uma transferência frustrada para o futebol português.

Geuvânio sofreu muita pressão nos jogos decisivos do Campeonato Paulista, mas demonstrou “jogo de cintura” para reagir às críticas. O camisa 10 não concorda com as análises e faz questão de mostrar que, apesar de não manter o mesmo desempenho ofensivo em todos os jogos, ele também se destaca quando o assunto é obediência tática.

E os números não mentem. Além de se destacar no ataque, com sete gols e onze assistências nesta temporada, Geuvânio terminou o Campeonato Paulista como quarto jogador que mais desarma do elenco santista, com 41 desarmes certos, 81% de aproveitamento.

“Nada influenciou no meu futebol. Acontece de você jogar mal. Não tem essa de jogar todos bem. Eu tenho meu papel para cumprir no time, quando não dá certo na técnica, dá na raça. Posso não ter ido bem tecnicamente, mas fiz meu papel dentro de campo, o que foi pedido para mim”, afirmou Geuvânio.

Geuvânio foi lançado por Claudinei Oliveira e atuou em onze partidas do Campeonato Brasileiro. No entanto, o atacante não marcou nenhum gol no ano passado e só demonstrou evolução após a chegada de Oswaldo de Oliveira.

Claudinei tem méritos por ter acreditado em um jogador que treinava entre os “renegados” de Muricy Ramalho no CT Rei Pelé. Porém, Geuvânio evoluiu taticamente com Oswaldo. O camisa 10 passou a atuar mais recuado, supriu a ausência de um meia-armador do time após a saída de Montillo para o futebol chinês, e foi o jovem que mais correspondeu taticamente.

O atleta mais produtivo do Santos nesta temporada recebeu aumento salarial e renovou contrato com o clube até 31 de dezembro de 2017. A revelação santista tinha o menor salário do elenco santista.

Geuvânio recebia apenas R$ 17 mil mensais e passou a ganhar R$ 50 mil por mês, além de premiações e reajustes de acordo com a sua produtividade

Além de Claudinei Oliveira, o presidente licenciado do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, também teve papel importante na permanência de Geuvânio. O jovem atacante ficou próximo de se transferir para o Coimbra, de Portugal, em 2012, mas a transferência foi impedida pela diretoria do clube. A rescisão contratual do atleta já estava na mesa de Luis Alvaro, que vetou a saída do atleta para o futebol português e fez um reajuste no contrato da revelação santista.