Topo

Atlético-MG mira reação contra o Grêmio antes de decidir na Libertadores

Levir Culpi comanda o Atlético pela primeira vez neste domingo contra o Grêmio  - Atlético-MG/Divulgação
Levir Culpi comanda o Atlético pela primeira vez neste domingo contra o Grêmio Imagem: Atlético-MG/Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

27/04/2014 06h10

A estreia do técnico Levir Culpi virou trunfo para o Atlético-MG reagir diante do Grêmio, neste domingo, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Brasileirão, e ganhar confiança para a partida decisiva com o Atlético Nacional, quinta-feira, que vale vaga nas quartas de final da Libertadores.

A grande aposta da diretoria para resgatar o apoio da torcida é justamente o nome de Levir Culpi. Em sua quarta passagem pelo clube, ele deixou ótima impressão do seu último trabalho pelo alvinegro, quando conquistou a Série B  e faturou o título mineiro em sequência ao golear o rival Cruzeiro por 4 a 0 no primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro, e por isso teve o nome bem recebido pela grande maioria dos torcedores.

Com Paulo Autuori a história era diferente. Desde o anúncio de sua contratação criou-se um clima de desconfiança entre os torcedores e o técnico nunca conseguiu a simpatia dos atleticanos. Esta antipatia refletiu até mesmo no rendimento dentro de casa, pois o time não vinha jogando bem e não conseguiu fazer do Independência o ‘caldeirão’ de outras ocasiões, sendo alvo de críticas da torcida, que pegava no pé especialmente do treinador.

"Sabemos que mudança de técnico é um fator importante. A torcida aprovou, o que é muito importante e nós precisamos dela. Não tenho a menor dúvida que ela estará lá fazendo daquilo (Independência) um caldeirão. Não vou convocar a torcida do Atlético porque ela nunca precisou ser convocada. Vamos encher o Independência e 'botar fogo no circo' para classificar", afirmou o presidente Alexandre Kalil.

Além do histórico de Levir, um fator que poderá ser determinante para reanimar a confiança dos atleticanos é a volta do bom futebol diante do Grêmio, com o ataque voltando a funcionar e o time conquistando a primeira vitória do Brasileirão. Por conta disso, o comandante alvinegro não irá poupar os titulares e vai mexer pouco na equipe. A única mudança será a entrada de Alex Silva na vaga de Réver.

O próprio jogo contra o Grêmio servirá como um treinamento para a equipe voltar a produzir mais e marcar gols, o que não ocorre há quatro partidas. O atacante Diego Tardelli, que é dos principais responsáveis por balançar as redes adversárias e está vivendo um jejum de dez partidas, acredita que o novo técnico poderá dar uma sacudida na equipe para o time retomar o caminho das vitórias.

"Para a gente é sempre bom um treinador novo, para mudar o ambiente um pouco. A gente lamenta por não ter dado certo com o Paulo Autuori, mas a gente segue trabalhando e tomara que possa ser feliz com o Levir também", afirmou o atacante, que também valorizou o fato do técnico ter o apoio da torcida. "É importante, a gente sabe da força da nossa torcida, que ela está do nosso lado, um treinador que já conhece, tem esse respeito pelo Levir", completou.

O fato que poderá beneficiar o Atlético diante do Grêmio é de que o time rival, que também está em situação complicada no torneio sul-americano e com o técnico Enderson Moreira com a corda no pescoço, dará total prioridade para a competição e mandará um time misto a campo diante dos alvinegros.

Dos titulares, apenas Marcelo Grohe, Ramiro e Luan devem jogar. O resto do time será preservado para encarar o San Lorenzo, na quarta-feira, quando precisa inverter o resultado de 1 a 0 a favor dos argentinos na ida.

Os atleticanos também terão a mesma missão durante a semana, mas com um dia a mais de descanso o que influenciou para Levir utilizar os titulares. O time enfrenta o Atlético Nacional na quinta-feira, às 19h15, no Independência, precisando vencer por dois gols de diferença para se classificar. Uma vitória por 1 a 0 leva a decisão para os pênaltis, e qualquer outro resultado dá a classificação aos colombianos.