Topo

Com gol de Moreno no final, time B do Cruzeiro vence Atlético-PR e lidera

Do UOL, em Belo Horizonte

03/05/2014 20h19

O time B do Cruzeiro soube aproveitar o fato de jogar o segundo tempo quase inteiro com um jogador a mais, por causa da expulsão do zagueiro Dráusio, logo no 1º minuto, para vencer, de virada, o Atlético-PR, por 3 a 2, na noite deste sábado, no Mané Garrincha, em Brasília. Marcelo Moreno, de cabeça, repetiu o que havia feito contra o Bahia e garantiu o triunfo cruzeirense. Dessa forma, a equipe celeste chegou aos sete pontos em nove possíveis, quebrou a invencibilidade do rubro-negro paranaense e assumiu a liderança. Como o Fluminense foi derrotado pelo Vitória, por 2 a 1, no Maracanã, o clube mineiro dorme na primeira colocação, mas pode ser superado com o complemento da rodada.

O rubro-negro paranaense, que por conta da punição imposta pelo STJD em relação a briga de seus torcedores e os do Vasco, na última rodada do Brasileiro passado, não pode jogar em Curitiba, tentava seu segundo triunfo nessa condição. E o time atleticano terminou o primeiro tempo em vantagem, com dois gols marcados em consequência de cobranças de laterais, mas, com um homem a menos não resistiu à pressão celeste.

O Cruzeiro terminou o jogo com três atacantes – Borges, Dagoberto e Marcelo Moreno –, além dos meias Marlone e Alisson. Já o Atlético-PR atuou na etapa final apenas se defendendo e tentando contra-ataques com Marcelo isolado na frente. A vocação ofensiva do técnico Marcelo Oliveira foi premiada com a vitória de virada.

Único brasileiro a seguir na Libertadores, o Cruzeiro, que visitará o San Lorenzo, na próxima quarta-feira, no jogo de ida pelas quartas de final, voltou a usar o time B, que já havia sido acionado na estreia, com vitória sobre o Bahia, por 2 a 1, em Salvador. A exemplo daquele jogo, Nilton e Marcelo Moreno fizeram gols, enquanto Souza completou o placar.

Já o Atlético-PR, um dos representantes do Brasil que ficou no meio do caminho do torneio continental, fortaleceu a equipe ao promover a volta do goleiro Weverton, que estava afastado. Na sua estreia, o rubro-negro paranaense havia batido o Grêmio, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis e não conseguiu repetir o feito em Brasília.

Neste sábado, na equipe celeste, apenas Fábio, que chegou a 558 jogos e superou Raul como o goleiro que mais vezes jogou pelo clube, e Bruno Rodrigo, suspenso na Libertadores, foram os titulares que começaram a partida. Dagoberto atuou todo o segundo tempo, em que o Cruzeiro esteve com um jogador a mais, em função da expulsão do zagueiro atleticano Dráusio, logo no primeiro minuto.

Mesmo atuando como visitante e com um time quase inteiramente reserva, o Cruzeiro atraiu um grande número de torcedores ao Mané Garrincha, em Brasília, dando a impressão de jogar em casa. “A gente esperava a presença da torcida, mas surpreendeu pelo grande número, veio muita gente”, comentou o técnico Marcelo Oliveira.

E a torcida do Cruzeiro viu o atual campeão brasileiro começar melhor, mesmo com a sua equipe B, tomando a iniciativa do jogo, em mais uma sinalização de ‘inversão do mando’. O Atlético-PR se defendia, no começo do primeiro tempo, e tentava encaixar um contra-ataque. Já a equipe celeste buscava os ataques pelos lados. Aos 12 min, cercado por dois marcadores, Marlone caiu na área, pediu pênalti, que não foi marcado pela arbitragem.

A partir do momento que teve três escanteios ao seu favor, por volta dos 20 minutos, o jogo passou a ser mais equilibrado. O Atlético-PR aproveitou-se bem e abriu o placar, aos 23 min, quando o baixinho Ederson marcou de cabeça, em lance em que superou o grandalhão Wallace. Em desvantagem no marcador, o Cruzeiro partiu definitivamente para a pressão.

Em dois ataques seguidos, aos 27 min e 28 min, o time celeste quase empatou, com Bruno Rodrigo, de cabeça, e Luan, em chute de esquerda, obrigando o goleiro Weverton a fazer ótimas defesas. Ao atacar, a equipe de Marcelo Oliveira se expôs a contragolpes. Em um deles, aos 33 min, Marcelo conseguiu finalizar, mas Fábio defendeu. Dois minutos depois, Nilton acertou cabeçada, após cobrança de escanteio, e empatou.

O jogo a essa altura era movimentado e agradava aos torcedores dos dois times. Os atleticanos também compareceram em bom número ao Mané Garrincha. O Cruzeiro conseguia com maior volume de jogo, mas foi o rubro-negro paranaense que chegou ao segundo gol. Ao contrário dos dois tentos iniciais, Marcelo usou o pé direito para vencer a Fábio, em chute rasteiro e que teve a direção certa.

Para Nilton, o Cruzeiro ficou em desvantagem no primeiro tempo por “falta de atenção” nos dois gols do Atlético-PR. “A bola saiu para lateral e tomamos o gol, no outro um chute de bico”, observou o volante. Apesar disso, Nilton aprovou a atuação no tempo inicial. “A equipe esteve bem postada, tentamos ficar com a posse de bola e aí fica sujeito a errar mais passes”, acrescentou. Autor do segundo gol atleticano, Marcelo destacou o fato de o time conseguir fazer na prática o que foi combinado. “O time marcou bem e saiu rápido no contra-ataque, armamos e deu certo”, disse.

O Cruzeiro voltou com um terceiro titular em campo. Dagoberto substituiu a Egídio, com Luan pasando para a lateral esquerda para “marcar o Marcelo que teve liberdade”, de acordo com o técnico Marcelo Oliveira. “O jogo estava normal, tomamos dois gols em laterais e deu peso ao adversário”, analisou o treinador cruzeirense. No Atlético-PR, o técnico Miguel Ángel Portugal manteve a mesma formação.

Logo no primeiro minuto, o Atlético-PR teve expulso o zagueiro Dráusio, que fez falta em Borges e levou o vermelho direto. O treinador atleticano tirou Marcos Guilherme e colocou Léo Pereira para recompor sua defesa. Já Marcelo Oliveira procurou tornar o Cruzeiro ainda mais ofensivo, com a entrada do meia Alisson no lugar do volante Tinga. A equipe mineira era toda ataque, enquanto os paranaenses se defendiam e viviam de esporádicos contragolpes.

O Cruzeiro empatou aos 29 min, quando Souza cobrou pênalti sofrido por Alisson. Natanael fez a falta na área atleticana. Na base da pressão e diante de um time que só se defendia, o clube mineiro ainda conseguiu a virada, com Marcelo Moreno, aos 38 min da etapa final. No finalzinho, Fábio ainda evitou o empate atleticano com boa defesa.

ATLÉTICO-PR 2 X 3 CRUZEIRO


Local: Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 3/5/2014
Árbitro: Elmo Alves Cunha (GO)
Assistentes: Jesmar Benedito Miranda de Paula e Marcio Soares Maciel (ambos de GO)
Cartões amarelos: Cléberson, Weverton, Natanael (ATL); Luan, Wallace, Souza (CRU)
Cartões vermelhos:Dráusio (ATL)
Gols: Ederson, aos 23 min, Nilton, aos 35 min e Marcelo aos 39 min do primeiro tempo; Souza, aos 29 min e Marcelo Moreno, aos 38 min do segundo tempo

ATLÉTICO-PR:
Weverton; Sueliton, Dráusio, Cléberson e Natanael; Deivid, Otávio, Paulo, Paulinho Dias (Mário Sérgio) e Marcos Guilherme (Léo Pereira); Marcelo e Ederson (Douglas Coutinho)
Técnico: Miguel Ángel Portugal

CRUZEIRO:
Fábio; Mayke, Bruno Rodrigo, Wallace e Egídio (Dagoberto); Nilton, Souza, Tinga (Alisson) e Marlone; Luan (Marcelo Moreno) e Borges
Técnico: Marcelo Oliveira