Topo

Pato marca, Ademilson brilha de novo, mas SP só empata com Coritiba

Guilherme Palenzuela

Do UOL, em São Paulo

03/05/2014 20h24

Muricy igualou Telê Santana, Alexandre Pato jogou muito bem e ainda fez um gol, mas o São Paulo  não cumpriu o dever na noite deste sábado, no Pacaembu. Sofreu para empatar com o Coritiba, por 2 a 2, depois de tomar a virada. O time de Muricy caiu para suas próprias falhas. Apesar da enorme superioridade técnica, esbarrou nas falhas de marcação e de saída de bola. O empate só veio com Ademilson, que brilhou novamente em mais um golaço.

Era para ser uma festa tranquila da torcida do São Paulo, em um Pacaembu com ótimo público. A bola nem tinha rolado e os torcedores já festejavam a chegada do atacante Alan Kardec. E de maneira criativa, provocando o rival Palmeiras e o presidente Paulo Nobre, que trocou farpas com Carlos Miguel Aidar. “"E ninguém cala esse chororô, chora o presidente, chora o torcedor, Kardec é tricolor", gritou a torcida. Era dia de celebração para Muricy Ramalho, também: chegou a 411 jogos pelo clube, mesma marca de Telê Santana, seu mentor, e abaixo apenas de José Poy (422) e Vicente Feola (532). Mas não foi nada disso. 
 
O São Paulo mostrou, logo de início, imensa dificuldade para sair jogando. Demorou para que a equipe de Muricy Ramalho entendesse como jogar contra o fechado time de Celso Roth. Sem Paulo Henrique Ganso, barrado para uma formação que atuasse pelos lados, com Pabon e Osvaldo nas pontas, o São Paulo se complicou para chegar ao campo de ataque. Quando Alexandre Pato abriu o placar, o jogo começou. Pabon cobrou escanteio, Luis Fabiano cabeceou para o meio da área, a bola rebateu e Pato aproveitou. 
 
A cerca de um metro do gol, Pato pulou e deu um voleio, chutando forte. A bola bateu no travessão e entrou. O atacante transformou um gol simples em um belo gol, como costuma fazer. Deu outros enormes indícios de que poderá jogar muito melhor no São Paulo do que jogou no Corinthians. Foi Pato quem liderou o início da festa. Por dez minutos, só o São Paulo jogou. Pato fez diversas jogadas de efeito, mas esbarrou nos companheiros. Gol do Coritiba, para calar o Pacaembu, após jogada pela esquerda aproveitando espaço concedido por Luis Ricardo.
 
E Douglas, lesionado, fez muita falta. Luis Ricardo até apoiou com qualidade, mas deu todo o espaço possível para o Coritiba jogar. Atrapalhou a vida de Rodrigo Caio, exposto. Maicon também errou muito. Fez de sua virtude o defeito do São Paulo. A bola não correu para o ataque quando saiu de seus pés. 
 
Antes do empate, quem enlouqueceu a torcida são-paulina – mais do que Pato – foi o lateral esquerdo uruguaio Alvaro Pereira. Já deve entender por que seus compatriotas, como Diego Lugano, fizeram tanto sucesso no clube. Deu diversas demonstrações de empenho completo. Em bola que parecia perdida, correu mais de meio campo para conseguir o cruzamento. Conseguiu um escanteio que causou tanto barulho quanto o gol de Pato.
 
A partida aconteceu no Pacaembu porque o Morumbi se prepara para receber shows da banda britânica One Direction nos dias 10 e 11. O São Paulo ainda jogará no Pacaembu contra o CRB, na próxima quarta-feira, no jogo de volta da segunda fase da Copa do Brasil. No próximo domingo, atua na Arena Barueri contra o rival Corinthians, partida da próxima rodada do Brasileirão. 
 
Pabon, que segundo Muricy Ramalho “bate duro”, bateu duro. Mas só uma vez. Quase fez o segundo gol do São Paulo em bela jogada de Osvaldo. Mas ficou nisso. Depois, em jogada mais bela ainda de Pato, recebeu passe de letra, invadiu a área e chutou de esquerda – a perna ruim – para fora. No início do segundo tempo, recebeu outra de Pato e viu a zaga do Coritiba se antecipar. Depois, fez pior ainda: isolou bola após receber novamente sem marcação pela direita. Tomou vaia imensa da torcida ao ser sacado para a entrada de Ademilson.
 
Muricy Ramalho atendeu aos pedidos da torcida ainda no segundo tempo e colocou Ganso no jogo. Entrou no lugar de Osvaldo, que estava bem na partida. Mas não deu nem tempo de ver se o time conseguiria jogar melhor. Em falta para o Coritiba de muito longe, Carlinhos cobrou, o zagueiro Chico pareceu ter dado leve toque e Rogério Ceni sofreu o gol. Virada do Coxa, em pleno Pacaembu. 
 
Mas Ganso daria a resposta. Conseguiu enfiar bela bola para Ademilson, que acabara de entrar no lugar de Pabon. O jovem, autor do gol na inacreditável bicicleta contra o CRB, na Copa do Brasil, brilhou de novo: tocou a bola com a perna esticada e encobriu o goleiro Vanderlei, para alívio dos companheiros. 
 
FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO 2 X 2 CORITIBA
 
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 3 de maio de 2014, sábado
Horário: 18h30 (de Brasília)
Árbitro: Cláudio Francisco Lima e Silva (SE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (Fifa-SE) e Aílton Farias da Silva (SE)
 
Gols: Alexandre Pato e Ademilson (São Paulo)/Robinho e Chico (Coritiba)
Cartões amarelos:
Cartões vermelhos:
 
SÃO PAULO: Rogério Ceni, Luis Ricardo, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Alvaro Pereira; Pabon (Ademilson), Souza, Maicon e Osvaldo (Ganso); Alexandre Pato e Luis Fabiano
Técnico: Muricy Ramalho
 
CORITIBA: Vanderlei, Moacir, Luccas Claro, Leandro Almeida e Carlinhos; Baraka, Chico (Germano), Gil (Geraldo), Jajá e Robinho (Norberto); Zé Love.
Técnico: Celso Roth