Topo

Grêmio se apoia em números para 'blindar' Barcos: "Não é simples fazer gol"

Barcos é artilheiro do Grêmio nesta temporada, mas não escapa das cobranças da torcida - Vinícius Costa/ Agência Preview
Barcos é artilheiro do Grêmio nesta temporada, mas não escapa das cobranças da torcida Imagem: Vinícius Costa/ Agência Preview

Do UOL, em Porto Alegre

04/05/2014 06h00

Barcos é o artilheiro do Grêmio na temporada, mas isso não significa estar em paz com a torcida. O Pirata é o principal alvo de críticas dos aficionados, principalmente depois do pênalti perdido na eliminação da Libertadores. Neste sábado, passou em branco no empate em 0 a 0 com o Santos. Para 'blindar' o capitão do time, o técnico Enderson Moreira cita números e reforça confiança.

"Ele fez quatro meses muito bons. Foram números significativos. É evidente que em determinado momento há confrontos mais difíceis. Não é simples fazer gols. Todo o conjunto tem que participar. Precisamos produzir mais para ele. Daqui a pouco ele consegue", afirmou o treinador.

Entre as estatísticas lembradas pelo comandante gremista está a análise de gols e jogos. Foram, até agora, 23 jogos com 14 gols marcados, o que totaliza média de 0,6 por partida. Mais de um gol a cada dois jogos.

Mas o torcedor ignora tais feitos, até porque grande parte dos gols ocorreu no Campeonato Gaúcho, contra oponentes mais fracos. Na Libertadores foram apenas dois gols marcados, facilmente esquecidos com o pênalti desperdiçado na eliminação gaúcha diante do San Lorenzo.

A atuação na partida derradeira pela Copa, no entanto, ganhou elogios de Enderson Moreira. Segundo o técnico, Barcos fez o certo nas oportunidades perdidas ainda durante os 90 minutos de jogo.

"Ele não falhou tecnicamente. Desviou bem do goleiro o primeiro lance e a bola quase entrou [Buffarini tirou de cima da linha]. E no segundo, ainda no primeiro tempo, fez uma grande jogada e o goleiro fez uma defesa difícil. Temos que pensar que do outro lado tem o adversário. Pessoas que tentam evitar os gols", amenizou Enderson.

No Brasileirão, a situação do sistema ofensivo titular do Grêmio não é nada boa. Foram dois jogos com a equipe principal e nenhum gol marcado. Os únicos dois feitos pelo Tricolor no certame foram de reservas. Quando poupou titulares e venceu o Atlético-MG, Lucas Coelho e Alán Ruiz marcaram.

Enquanto isso, a torcida não cansa de repetir as cobranças a Barcos. Tanto que após a queda na Libertadores, aficionados mais exaltados chegaram a discutir com o jogador na saída da Arena.

Neste domingo, o elenco gremista retorna para Porto Alegre. O próximo compromisso será somente no fim de semana que vem, diante da Chapecoense, pela quarta rodada do Brasileirão.