Topo

Palmeiras só demite Kleina antes da Copa com tragédia. Nobre sofre pressão

Danilo Lavieri e Vanderlei Lima

Do UOL, em São Paulo

05/05/2014 19h10

O Palmeiras vive mais um capítulo de crise que tem dominado seu ambiente nos últimos anos. O protagonista da vez é o do treinador, Gilson Kleina. Na última quarta-feira, na reunião do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização), conselheiros se uniram para pedir mudanças e até sugeriram nomes. O que barra as vontades dos cofistas, que não têm poder de decisão, é simples: Paulo Nobre dará a palavra final.

Gilson Kleina, por sua vez, não pedirá demissão do cargo. Mesmo que não tenha reforços. Em conversas com pessoas próximas ao treinador, o UOL Esporte ouviu que o comandante não tem a menor intenção de abandonar o barco e que ainda confia no seu elenco.

Nobre ainda acredita que o atual treinador pode mostrar algum serviço e vê o grupo fechado com o comandante. Apesar de toda a confiança, ele faz questão de ressaltar: no futebol, nada é impossível e, no Palmeiras, ninguém é eterno e todo jogador é negociável.

Um vexame na Copa do Brasil ou uma sequência trágica no Campeonato Brasileiro acabariam com qualquer certeza do cartola em relação à continuidade de Kleina.

Sinal de que a confiança muda a cada dia foi a negociação de renovação com o atual treinador. Hoje, com uma situação desconfortável no Brasileirão, ele está seguro e com suporte da diretoria. Há cinco meses, logo após o título da Série B, ele via seu nome para ser substituído por Marcelo Bielsa e foi avisado que era o plano B.

Confiando no seu sucesso, Kleina quer três nomes para reforçar o plantel: Lucas Pratto, atacante do Vélez Sarsfield, Jorge Moreira, lateral direito do Libertad, e mais um atleta que consiga jogar como zagueiro e volante.

Os outros nomes cogitados recentemente são sugestões estudadas pela comissão técnica e diretoria, mas chegariam como plano B.

Ao fim do encontro da última quarta-feira, Nobre deu atenção a um por um dos conselheiros que queriam pedir mudanças.  Ouviu nomes como o de Vanderlei Luxemburgo e até ponderou como seria feito o seu contrato. Recebeu indicações como a de Doriva, campeão paulista com o Ituano, de Dorival Júnior, Tite e Emerson Leão, desempregados.

O Palmeiras jogar nesta quarta-feira, diante do Sampaio Corrêa, no Maranhão, pela 2ª fase da Copa do Brasil.