Topo

Jayme e Cristóvão celebram Fla x Flu inédito com técnicos negros

Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

09/05/2014 06h00

Flamengo e Fluminense entrarão em campo neste domingo, às 16h, no Maracanã, para o jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. E mesmo sem maiores atrações dentro das quatro linhas ou títulos em disputa, o tradicional clássico será histórico neste final de semana. Pela primeira vez em mais de 100 anos do confronto, os rivais da Gávea a da Laranjeiras serão comandados, ao mesmo tempo, por técnicos negros.

Em tempos de debates cada vez mais intensos e polêmicos sobre o racismo, o rubro-negro Jayme de Almeida e o tricolor Cristóvão Borges celebram o pioneirismo e o avanço no combate ao preconceito racial.

"Antes de mais nada, é um prazer enorme jogar um Fla x Flu com o Cristóvão do outro lado. Tenho muito carinho e respeito por ele. E é algo bonito ter dois ex-atletas dos clubes. Sobre o racismo, infelizmente, a história do futebol no Brasil é assim. E não é só no futebol, todos os segmentos da sociedade sofrem com isso. É um país que vem da escravidão e demorou a se libertar. Agora as oportunidades estão aparecendo mais. Temos que aproveitar e lembrar que todos são iguais. É uma vitória contra qualquer preconceito e um retrato muito bonito para este clássico com tanta história", disse Jayme.

O técnico do Fluminense endossou o coro do companheiro e ainda lembrou a rejeição em algumas situações recentes por conta de sua cor.

“É uma demonstração que estamos avançando. Não deixa de ser a quebra de algumas barreiras, estarmos ocupando esse espaço. O acesso é difícil, a dificuldade não é só racial, mas é social também. Assim como existem cotas nas universidades, o futebol também tem acesso difícil. É um grande acontecimento. É a quebra de uma barreira. O fato de sermos negros e dirigirmos clubes de tradição. É muito pouco ainda, mas é um avanço. Nunca cheguei a perder uma oportunidade, não. Mas o que já percebi é que o fato de ser negro diminuiu bastante a tolerância no começo do trabalho. A medida em que meu trabalho foi acontecendo fui ganhando mais respeito. Você vê que a tolerância é menor. Dava para perceber que era por causa disso. Mas agora dá para perceber que isso diminuiu com os trabalhos importantes e as críticas positivas que recebi”, contou Cristóvão.

Preconceito histórico
Pesquisador da história do futebol carioca, o jornalista Roberto Assaf relembrou o preconceito no início do século 20, falou da participação quase nula de técnicos negros de Flamengo e Fluminense desde então e ainda comentou o racismo “ainda velado” presente no futebol.

“O problema é a dificuldade de apontar se um técnico é negro. Tem uma série de treinadores que trabalharam nos dois clubes que não se sabe exatamente a cor. Mas se pegar os que são efetivamente negros, esse é o primeiro mesmo. E acho que isso só ocorre agora por conta de um preconceito mesmo. No Flamengo foram poucos, como o pai do Jayme, o Gentil Cardoso e o Lula Pereira [Andrade também]. Jarbas, ponta esquerda nos anos 40 dirigiu o clube uma vez também. E aí começa a escassez. O Fluminense também teve pouquíssimos [Gentil Cardoso e Luís Henrique]”, enumerou o pesquisador.

“Não é possível que num país com população negra tão efetiva e com tantos jogadores negros só tenhamos essa quantidade. E um clássico que só agora tem dois negros juntos. É uma quantidade muito pequena. Existe algo nesse sentido. É difícil definir. Até os anos 30, é meio obvio. Os grandes clubes, com exceção do América e do Vasco, não aceitavam bem os negros. Isso caiu nos anos 40 quando apareceu o profissionalismo. Depois, tivemos algumas leis coibindo o racismo, mas ele ainda aparece de forma velada”, completou Assaf.

E apesar da igualdade nos campos, as situações de Jayme e Cristóvão estão longe de serem parecidas em seus clubes. Enquanto o tricolor vive boa fase em seu início de trabalho e briga pelas primeiras colocações no Brasileiro, o rubro-negro busca um resultado positivo no clássico para espantar a desconfiança e as pressões do cargo.