Topo

Bahia empata nos acréscimos e mantém tabu contra Vitória no clássico

Do UOL, em São Paulo

11/05/2014 20h30

Eram sete jogos sem vencer o principal rival. E a torcida do Vitória comemorava neste domingo, enfim, um triunfo sobre o Bahia. Mas a festa durou até os 46 minutos do segundo tempo, quando Pará empatou o jogo e aumentou o tabu para oito jogos. O 1 a 1 é o quarto empate no clássico dentro dessa sequência negativa do Vitória. Bom para o Bahia, que comemorou o empate como se fosse um triunfo.

O gol de Pará também evitou que Ney Franco conquistasse sua primeira vitória no comando do rubro-negro em um clássico, aumentando os boatos de que pode ser demitido. São sete jogos sem triunfar sobre o rival desde que chegou ao clube.

O Bahia assim mantém a boa fase no Brasileirão, já que vinha de vitória sobre o Botafogo, também na Fonte Nova. O time vai a sete pontos e se mantém à frente do rival, chegando à quarta posição. O Vitória fica com cinco pontos, ainda fora do top 10 do torneio, apenas em 12°.

O curioso é que o Vitória vencia até o finalzinho um jogo no qual não foi melhor que o rival, principalmente no primeiro tempo. O Bahia, com destaque para Talisca, pressionou o Vitória por toda a etapa, perdendo boas chances.

Na principal, Talisca acertou lindo lançamento. Branquinho aproveitou furada de Alemão pelo alto e tocou para Pittoni. O meia paraguaio, porém, viu seu chute cruzado ser espalmado por Wilson, melhor jogador do Vitória na partida.

Só que, aos 38 minutos, um raro ataque do Vitória acabou em gol: após escanteio, Souza se livrou da marcação e nem precisou subir para cabecear a bola para as redes. Souza, é bom lembrar, é ex-jogador do Bahia.

Na segunda etapa, de novo a melhor chance foi do Bahia, com Maxi Biancucchi, que saiu cara a cara com Wilson, tocou rasteiro, mas viu o goleiro do Vitória mostrar porque foi o destaque do jogo com linda defesa.

Mas, aos 46 minutos, não teve como ele salvar: Pará ganhou de dois do Vitória e bateu cruzado, alto, de esquerda. Belo gol e empate no clássico.

Ainda deu tempo para Uelliton repetir o que fez na final do Campeonato Baiano e ser expulso por  discussão com jogador do Vitória. Agora, em vez de Hugo, foi Souza com quem o volante se desentendeu. O mesmo árbitro daquela ocasião, Wilton Pereira Sampaio, repetiu o gesto: vermelho para os dois.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 1 X 1 VITÓRIA

Local: Arena Fonte Nova, Salvador (BA)
Data: 11/5/2014, domingo
Horário: 18h30 (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO - Fifa)
Assistentes: Márcio Eustáquio Santiago (MG - Fifa) e Fábio Pereira (TO – Fifa)
Cartões amarelos: Roniery (BAH); Neto Coruja, José Welison e Souza (VIT)
Cartões vermelhos: Uelliton (BAH); Souza (VIT)
Gols: Pará, aos 46 min. do 2° tempo (BAH); Souza, aos 38 min. do 1° tempo (VIT)

BAHIA: Marcelo Lomba; Roniery, Titi, Demerson e Pará; Uelliton, Fahel (Rafinha), Pittoni e Branquinho (Henrique); Maxi Biancucchi e Talisca (Emanuel Biancucchi)
Técnico: Marquinhos Santos

VITÓRIA: Wilson; Ayrton, Alemão (Josa), Luiz Gustavo e Juan; Neto Coruja (Léo Costa), José Welison, Hugo (Dão) e Caio; Marquinhos e Souza
Técnico: Ney Franco