Topo

Atlético-MG se mobiliza para manter Otamendi e torcida homenageia argentino

Torcedores exibem cartaz de agradecimento ao zagueiro Otamendi durante clássico com o Cruzeiro - Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG
Torcedores exibem cartaz de agradecimento ao zagueiro Otamendi durante clássico com o Cruzeiro Imagem: Bruno Cantini/site oficial do Atlético-MG

Do UOL, em Belo Horizonte

12/05/2014 06h00

Apesar do primeiro semestre desastroso do Atlético-MG, que culminou na troca de técnico, a perda do título mineiro para o principal rival e a eliminação precoce na Libertadores, a torcida alvinegra também teve motivos para comemorar. Um deles foi a contratação de Otamendi, que rapidamente se adaptou ao time e se tornou ídolo do torcedor. Em função disso, o clube está se mobilizando para tentar prorrogar a estadia do jogador até o fim da temporada. 

Otamendi foi contratado pelo Atlético em um negócio de ocasião. O Valencia o comprou do Porto, mas não pôde inscrevê-lo a tempo para as competições por causa do excesso de estrangeiros no elenco e o emprestou ao clube mineiro até o meio do ano. O vínculo do jogador vai até o dia 30 de junho e esses jogos antes da Copa do Mundo possivelmente marcarão a sua despedida. 

Porém, graças ao ótimo desempenho do jogador que chegou para suprir a ausência de Réver e se tornou peça fundamental para a equipe, a diretoria atleticana tentará prolongar o contrato de empréstimo. O presidente Alexandre Kalil disse que já está em contato com o empresário do atleta e viajará até a Europa e fará de tudo para tentar permanecer com o argentino por mais tempo.

O técnico Levir Culpi, depois da vitória sobre o Cruzeiro (2 a 1) no domingo, também comentou a situação. Ele demonstrou pessimismo quanto à permanência do argentino na Cidade do Galo pela dificuldade da negociação, mas reforçou o desejo de continuar com o jogador e conta com um fio de esperança para que a situação se concretize. 

"A permanência dele seria ótimo. Tem um problema que já é um jogador contratado que veio para o Atlético porque não deu tempo de ser inscrito. Mas a permanência seria ótimo. Como zagueiro, é um dos zagueiro mais interessantes que já vi jogar nos últimos tempos", disse. "Há muito tempo não vejo um jogador com essa qualidade, ele é bom taticamente, tecnicamente, em todas as condições que podem ter", complementou. 

Quem também deseja a permanência de Otamendi e pode ter um peso na decisão do jogador de continuar em Belo Horizonte é a torcida atleticana. O jogador criou rápida identificação com o torcedor alvinegro e constantemente tem o nome gritado nas partidas, mesmo nas derrotas da equipe. 

No clássico com o Cruzeiro, mais uma vez foi aclamado pelo torcedor com gritos de "fica Otamendi" e até recebeu homenagens. Dois atleticanos exibiram um cartaz no qual agradecem o argentino. "Você é um exemplo de raça e mostrou a todos como vestir a camisa do Atlético-MG". A mensagem ainda desejava boa sorte na Copa do Mundo caso seja chamado por Alejandro Sabella e reforçava o desejo de sua permanência no clube. 

O argentino retribuiu o carinho do torcedor e deu a camisa daquela que talvez tenha sido a sua última partida no Independência. Porém, caso o Atlético consiga chegar a um acordo com o clube espanhol, o jogador não deverá ver empecilho em permanecer na capital mineira. Ele já disse que se sente bem adaptado e querido no clube mineiro.