Topo

Assistente faz reciclagem após erros e ganha apoio: 'só porque é bonita?'

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

13/05/2014 16h57

Após ser duramente criticada pelos cruzeirenses pelo erro cometido na derrota para o Atlético-MG, por 2 a 1, no último domingo, Fernanda Colombo, auxiliar aspirante a Fifa, terá que passar um por um período de reciclagem. O presidente da Comissão de Arbitragem de Santa Catarina, Luiz Carlos Espindola Gonçalves, prometeu apoio a assistente e disse que ela está sendo vítima de preconceito. 

Para Espindola, a grande repercussão em torno do assunto é por causa da beleza e o sexo de Fernanda. Ele condenou principalmente as declarações do diretor de futebol do clube mineiro, Alexandre Mattos, que 'sugeriu' à bandeirinha largar o futebol e posar nua. “É preconceito essa bobagem que ele falou de ir para a Playboy. Ele deve ter uma filha muito feia para falar isso”, disse.

“Porque se você tem uma filha, uma irmã, uma tia bonita, então ela tem que ir posar na Playboy? Não desmerecendo quem vai. Mas só porque é bonita tem que posar nua? Então, tem que ser feia para bandeirar?”, indagou o dirigente da federação catarinense de futebol.

Depois de uma má atuação no jogo entre São Paulo e CRB pela Copa do Brasil, Fernanda Colombo voltou a errar no clássico mineiro e marcou um impedimento de Alisson, aos 41 min do segundo tempo, em que o meia do Cruzeiro estava a mais de três metros atrás do último homem. Apesar do grave erro, Espindola acredita que aconteceram erros piores e não tão discutidos durante a rodada.

“Não foi um lance fácil, mas também não foi lance tão difícil. Infelizmente acontece. Pena que não tenha dado a mesma proporção que o jogo do Figueirense e Santos, que aconteceu até um gol. No lance dela não teve gol, a gente não sabe o que poderia acontecer, e teve toda essa repercussão", afirmou o dirigente, referindo-se ao primeiro gol do Santos na vitória sobre o Figueirense, quando Gabriel estava completamente na banheira.

O chefe de arbitragem catarinense ainda rebateu as declarações de que Fernanda Colombo tenha sido favorecida pela beleza e que este tenha sido o motivo de ter tido uma rápida ascensão em cinco anos de carreira, já se tornando aspirante Fifa e apitando um dos jogos mais importantes do país. “Condição ela tem”, garantiu o dirigente.

“Quem escala é o pessoal da CBF e até por questão de ética, como eu também escalo aqui, não vou dizer que está errado ou está certo. Mas como eles viram ela trabalhando bem, deram a oportunidade para ela. Infelizmente, não deu certo, faz parte. Como no futebol tem jogador despontando e às vezes queima, você coloca ele no profissional e treme. Faz parte, tem que conversar, saber o que houve. Para ela foi até bom que amadureceu”, complementou.

Embora tenha dado apoio a Fernanda Colombo, o chefe de arbitragem concordou com a reciclagem e disse que acompanhará de perto o processo de treinamento, passando tranquilidade para a assistente. “Ela vai fazer uma reciclagem com a gente. Vamos conversar, ver o que houve, ali foi uma falta de atenção, deve ter bobeado”, declarou.

A Federação Catarinense promete apoio a Fernanda Colombo e também às outras mulheres que integram o quadro da arbitragem catarinense. “Aqui temos umas 20 assistentes e umas 12 bem bonitas. É claro que não adianta ser bonita e não saber trabalhar. Mas ela tem capacidade, o erro foi ruim, já aconteceram outros e ela vai fazer a reciclagem”, salientou. “Vamos dar todo o suporte para ela, não vai ser a primeira nem a última vez que alguém cometeu um equívoco. É lógico que a gente não queria que acontece isso", acrescentou.

Mesmo que Fernanda fique afastada por um tempo, a história envolvendo a arbitragem no clássico mineiro promete ter mais capítulos. O diretor de futebol do Cruzeiro, Alexandre Mattos, será denunciado no STJD. O procurador Paulo Schmitt entendeu que ele extrapolou e foi preconceituoso. Por isso, será enquadrado no artigo 243-G, que prevê suspensão de 120 a 360 dias, além de multa entre R$100 e R$100 mil.