Topo

Desabafo, pressão e sondagem: Barcos ameniza desconfiança no Grêmio

Barcos marcou duas vezes na vitória do Grêmio contra a Chapecoense por 2 a 1, no domingo - Marcio Cunha/Getty Images
Barcos marcou duas vezes na vitória do Grêmio contra a Chapecoense por 2 a 1, no domingo Imagem: Marcio Cunha/Getty Images

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

13/05/2014 06h00

Hernán Barcos é o personagem mais controverso do Grêmio. O argentino é goleador da equipe na temporada, capitão e eleito referência para os demais jogadores. Porém é criticado pela torcida e vive constantemente sob pressão. Na última semana, o Pirata conheceu mais dois capítulos novos na relação com o Tricolor. A sondagem do Boca Juniors mostrou um possível interesse regressar para seu país de origem, mas os gols marcados no domingo abafaram o turbilhão de emoções que virou a passagem por Porto Alegre.

Após o segundo gol marcado no domingo, seu 16º na temporada, o camisa 9 mandou a torcida local se calar. Foi a resposta aos xingamentos que ouviu desde o primeiro passo no campo da Arena Condá.

"O torcedor me xingava sempre que eu pegava na bola, não sou de fazer isto, mas eu estava p... e acontece. Não é nada contra o torcedor da Chapecoense. Foi um erro, peço desculpa", disse Barcos na saída de campo.

A raiva extravasada no oeste catarinense pode naturalmente ser o acúmulo de momentos tensos vividos pelo comandante de ataque. Foi ele que levou pressão de torcedores na concentração gremista antes do duelo com San Lorenzo na Argentina. Também foi a ele que um grupo de torcedores mais exaltados se dirigiu após a queda na Libertadores. Até mesmo os líderes de organizadas vão até o Pirata para cobrar.

Carregar o peso de ser capitão e referência do time, no entanto, não desagrada o argentino que diz gostar deste posto. Portanto, não há razão para evitar tudo que tem ocorrido.

Gol, por sua vez, era algo que não surgia há cinco partidas. E no domingo foram logo dois. Com eles, o jogador ameniza a série de cobranças surgidas repetidamente.

Enquanto isso, o Boca Juniors planeja uma proposta oficial para o tirar do Grêmio. O interesse tratado como 'lindo' pelo jogador não é totalmente descartado pela direção gremista que mantém discurso de que 'nenhum jogador é inegociável'.

Mais um capítulo que se avizinha na novela que se tornou a relação entre Grêmio e Barcos. E com uma trama de dar inveja a autores mexicanos.Um caso de ódio e amor que tem duração prevista para até o início de 2016, quando o vínculo entre as partes terá fim.

Na manhã desta terça-feira, o elenco gremista se reapresenta e inicia treinamentos. Será uma semana de atividades até o jogo da quinta rodada do Brasileirão, contra o Fluminense, domingo, às 16h na Arena.