Topo

Após eliminação, Cruzeiro busca reação no Brasileiro e regularidade em 2014

Do UOL, em Belo Horizonte

15/05/2014 06h00

Após o empate em 1 a 1 contra o San Lorenzo que culminou com a desclassificação do Cruzeiro na Libertadores, o técnico Marcelo Oliveira admitiu o abatimento dos atletas pelo fim do sonho da conquista terceiro título do torneio continental. O treinador projetou a reação do time celeste para a sequência da temporada, mas reconheceu que a equipe precisa retomar a regularidade que não conseguiu em 2014.

Embora tenha a dor da derrota, o treinador afastou o clima de catástrofe pela eliminação e espera a reabilitação já no próximo sábado, quando enfrenta o Coritiba pela quinta rodada do Brasileirão, às 18h30, no Mineirão, com o objetivo de conquistar a vitória para tentar voltar a ponta da tabela. O técnico disse que terá o trabalho de fazer o grupo absorver a derrota rapidamente.

"Se o torcedor esta sofrendo imagina a gente que fica ali no dia a dia. Mas como profissionais temos que absorver e utilizar força maior no Brasileiro, porque temos dois jogos em casa e nesses dois jogos podemos chegar na ponta do campeonato", observou o treinador, já pensando também no jogo contra o Sport.

O técnico admitiu que o time não vem conseguindo repetir o mesmo futebol apresentado na temporada passada e disse que tem o desafio de corrigir isso. "Isso é um trabalho nosso, de todos os profissionais que comandam, de estar cobrando coisas quando não saem. Nossa participação na Libertadores não foi constante, foi muito irregular, fizemos jogos maravilhosos como a Universidad de Chile aqui e lá, o Real Garcilaso aqui, mas em outras oportunidades foi oscilante e isso não pode acontecer porque qualquer descuido paga-se caro", reconheceu o treinador.

Segundo Marcelo Oliveira, a sequência pesada de jogos teve papel importante na queda de rendimento da equipe. "Acho que nós jogamos muito esse início de ano e tivemos que alternar times e às vezes jogar de forma com o time mais desgastado. Outro dia comentei sobre esse assunto e ouvi de pessoas experientes do futebol que o Cruzeiro não poderia estar desgastado em março e abril porque o ano esta começando e quando joga cinco partidas decisivas no Mineiro e na Libertadores, o desgaste não é pelo tempo do ano, é pela sequência de jogos", analisou.

Apesar de ter conhecido as falhas da equipe e a participação aquém do esperado na Libertadores para o time que era considerado um dos favoritos ao título, o técnico acredita que o time ainda tem muito potencial e viu boas exibições nesta temporada. Segundo o técnico, a meta agora é retomar a regularidade que ainda não obteve em 2014.

"O Cruzeiro tem muitas coisas boas e mostrou isso este ano também, só que de forma irregular. Precisamos retomar nossa constância de jogo, fazer jogos mais regulares, da forma que vinha sendo feita com jogadores técnicos que podem marcar e ter a bola para jogar sempre de forma muito agressiva e ofensiva também", ressaltou o comandante celeste.

Ele acredita que a eliminação e a tristeza serão superadas pelo elenco celeste. "Foi um vestiário muito triste realmente. Queríamos muito essa Libertadores, era um objetivo grande. Mas isso é próprio de homens com caráter e atletas dedicados, de um grupo muito unido e que quer alcançar coisas importantes", salientou.

Nesta quinta-feira à tarde, os jogadores se reapresentam para dar início à preparação para o jogo contra o Coritiba. O técnico promete reação para tentar buscar o bicampeonato Brasileiro e a Copa do Brasil, que o clube não vence há mais de dez anos.

"Não dá muito tempo para lamentar, já temos que retomar a partir de amanhã. Temos jogos importantes no Brasileiro, temos que ter muita conversa, descanso e colocar na cabeça que temos todas as possibilidade de ser campeão brasileiro e a Copa do Brasil que já entra restando apenas oito partidas, com uma possibilidade maior", disse.

Os jogadores também tiveram um discurso afinado com o do comandante e o capitão Fábio já vislumbra o futuro. "A responsabilidade dos jogadores do Cruzeiro é sempre vencer, principalmente quando tem um grupo forte. Temos outras competições e vamos fazer o máximo para concretizar com o título", afirmou.