Topo

Cruzeiro dá resposta após eliminação e vive momento favorável no Brasileiro

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2014 06h00

A eliminação nas quartas de final da Libertadores não pesou para o Cruzeiro no Brasileirão, que conseguiu superar o momento de pressão vivido pela equipe, após a queda precoce na competição continental em casa, para o San Lorenzo. Ao vencer o Coritiba, por 3 a 2, sábado, no Mineirão, o time celeste se consolidou como postulante às primeiras colocações do Brasileirão, afastando a possibilidade de uma crise. Além disso, encerrada sua participação na competição continental, o clube mineiro conseguiu 10 pontos em 15 possíveis, demonstrando não ter sofrido tanto com o impacto do torneio internacional como aconteceu com outras equipes.

A vitória sobre o Coritiba, diante da sua torcida, além de apagar a impressão deixada na última quarta-feira, quando o time empatou com  San Lorenzo, por 1 a 1, no Mineirão, que decretou a eliminação na Libertadores, colocou o time celeste na vice-liderança do Brasileirão e separado por um gol,de saldo do Internacional, que enfrentará o Criciúma neste domingo e poderá ampliar sua vantagem. O jogo contra o clube paranaense foi apenas o segundo em que Marcelo Oliveira escalou os titulares. No primeiro, houve empate com o São Paulo, em 1 a 1, em Uberlândia. Nas outras três partidas, o Cruzeiro atuou com seu time B, conseguindo dois triunfos e uma derrota para o Atlético-MG.

O time celeste conviveu com cobranças após a queda na Libertadores, que era o objetivo principal do clube. Porém, a ressaca não durou muito e foi rapidamente afastada já na partida seguinte. Uma queda de rendimento tornou-se preocupação do técnico Marcelo Oliveira na luta do Cruzeiro pelo título nacional.

“O sentimento é este, esquecer o sonho da Libertadores que ficou no meio do caminho, não podemos ficar remoendo isso, mas temos de tirar proveito para saber o que não deu certo, vamos seguir forte nestes cinco jogos, temos uma meta e vamos forte atrás dela. A orientação é para que a gente chegue à parada para a Copa na terceira ou quarta colocação”, disse o treinador cruzeirense.

O rendimento da equipe foi aprovado por jogadores e pelo treinador. Porém, o triunfo logo em seguida à queda foi considerado ainda mais importante, para deixar o clima tranquilo no clube. “Não só para mim, para todo o grupo, oportunidade de voltar a jogar, fazer gol importante, que nos dá três pontos. Foi uma semana difícil, com eliminação na Libertadores, sempre difícil voltar a jogar depois de uma eliminação, gera desconfiança, pegamos um adversário difícil, então uma vitória importante”, analisou o atacante Borges.

Brigando em cima desde o inicio do torneio, o Cruzeiro coloca-se como um dos postulantes ao título do Brasileirão. Marcelo Oliveira vê o time forte, mas pede foco na competição. “Temos de estar fortes, esquecer o campeonato que ganhamos ano passado e a Libertadores, a não ser para tirar alguma coisa que a gente não tenha feito bem e que possa fazer a gente crescer”, comentou.

“O peso é o natural, a dificuldade de disputar o campeonato, calendário apertado, muitos jogos, muita viagem, difícil, tem de olhar bem o elenco do Cruzeiro, os desgastes, baixas de produção”, acrescentou o treinador celeste.