Topo

Fred é expulso, Grêmio faz 1 a 0 no Flu e se despede da Arena com vitória

Do UOL, em Porto Alegre

18/05/2014 17h53

A última partida de Fred antes da Copa do Mundo acabou aos 23 minutos de segundo tempo. Após uma confusão na área do Grêmio, o centroavante da seleção brasileira segurou o argentino Alán Ruiz pelo pescoço e acabou expulso. Já na frente no placar e com um a mais, o Grêmio conseguiu manter o 1 a 0 contra o Fluminense, neste domingo, pela quinta rodada do Brasileirão e se despediu da Arena com vitória.

O estádio será utilizado como campo de treinamentos na Copa do Mundo e só voltará a receber jogos do time tricolor depois deste período. Pelo menos teve na vitória com gol de Rodriguinho a despedida.

O Grêmio chegou a 10 pontos no Brasileirão e encostou na liderança. Enquanto isso, o Flu seguiu com os mesmos nove que começou a rodada.

Os donos da casa começaram melhor. Nos primeiros 20 minutos de jogo, o time gaúcho teve domínio da partida. Tanto que aos 4, Diguinho falhou ao tentar recuar e Pará dividiu com Diego Cavalieri, mas o goleiro do Flu levou a melhor.

Mesmo com mais posse de bola, o time local não conseguiu transformar isso em oportunidades de gol. Aos 20 minutos, Rodriguinho se livrou de três marcadores, encontrou Barcos dentro da área mas o máximo obtido na jogada foi um escanteio.

A partir daí o jogo mudou de dono. O Flu saiu de trás e criou as maiores chances do jogo até então. Com 25 minutos, Bruno cruzou da direita e Fred venceu a zaga gremista de cabeça. A rede era o destino da bola, mas Marcelo Grohe saltou e fez uma defesa milagrosa, semelhante ao lance em que uma cabeçada de Pelé parou nas mãos do goleiro inglês Gordon Banks na Copa de 1970. Dois minutos mais tarde Rafael Sóbis bateu de fora da área e novamente parou no camisa 1 do Grêmio.


E quando eram piores na partida, os gaúchos abriram o placar. Werley abandonou posto de zagueiro e deu um passe que deixaria muitos armadores com inveja. Na área, Rodriguinho deslocou Cavalieri e marcou 1 a 0.

E assim acabou a primeira etapa. "Tivemos mais chances e estávamos superiores. O futebol tem dessas coisas, temos que manter tranquilidade", disse o centroavante Fred. "Temos que ter cuidado para sair com a vitória. A bola foi bem metida, consegui tirar do goleiro e fui feliz no gol", opinou Rodriguinho, autor do gol gremista.

No começo do segundo tempo, o goleiro do Grêmio voltou a brilhar. Aos 4 minutos, Rafael Sóbis bateu cruzado, e Grohe evitou o empate. O Fluminense passou a pressionar ainda mais com a entrada de Walter na vaga de Rafael Sóbis. Mas aos 23 minutos de jogo, o principal nome do Flu foi expulso. Fred se envolveu em confusão com Alán Ruiz, segurou o gremista pelo pescoço e levou o vermelho.

O Grêmio passou a usar o contra-ataque. E aos 30 minutos de jogo perdeu grande chance. Barcos foi lançado, tentou driblar a marcação, perdeu tempo, e acabou batendo errado. Zé Roberto reclamou muito, pois estava livre dentro da área.

Mesmo com 10, o Fluminense seguiu atacando. Jean teve boa oportunidade aos 32. A bola, no entanto, foi desviada para escanteio. A pressão durou até o apito derradeiro, mas os três pontos ficaram em Porto Alegre.

GRÊMIO  1 X 0 FLUMINENSE

Data: 18/05/2014 (domingo)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Sandro Meira Ricci
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse
Renda: R$ 734.734,00
Público: 31.251 torcedores
Cartões amarelos: Ramiro (GRE) Alán Ruiz(GRE); Fred (FLU), Elivelton (FLU)
Cartões vermelho: Fred (FLU)
Gols: Rodriguinho, do Grêmio, aos 37 minutos do primeiro tempo;

GRÊMIO
Marcelo Grohe; Pará, Werley, Bressan e Breno; Ramiro, Riveros, Alán Ruiz (Zé Roberto), Rodriguinho (Maxi Rodríguez) e Dudu (Matheus Biteco); Barcos.
Técnico: Enderson Moreira

FLUMINENSE
Diego Cavalieri, Bruno, Gum, Elivelton e Carlinhos; Diguinho (Chiquinho), Jean, Wagner e Conca (Biro-Biro); Rafael Sóbis (Walter) e Fred.
Técnico: Cristóvão Borges