Topo

Com dois gols de André, Atlético vence Santos, de virada, na Arena Pantanal

Do UOL, em Belo Horizonte

18/05/2014 20h24

Depois de um primeiro tempo equilibrado, em que o Santos esteve em vantagem, o Atlético-MG voltou melhor para o segundo tempo, pressionou muito e venceu, de virada, por 2 a 1, na noite deste domingo, com dois gols do ex-santista André. O jogo foi disputado na Arena Pantanal, que recebeu seu último teste antes de ficar à disposição da Fifa para a Copa do Mundo. Nos momentos finais da partida, em um dos estádios do Mundial, um torcedor santista invadiu o gramado e foi retirado por seguranças.

A partida marcou o início de verdadeira maratona para as duas equipes, que não mais atuarão em suas ‘casas verdadeiras’ antes da Copa do Mundo.O Santos ficará distante da Vila Belmiro e o Atlético-MG do Independência. A equipe santista, que saiu à frente no placar, não resistiu à pressão atleticana na etapa final. O time de Oswaldo de Oliveira, que saltaria quatro posições na tabela de classificação, em caso de vitória, acabou perdendo uma colocação, mantendo-se com seis pontos, sendo ultrapassado pelo Atlético, que foi a sete e ocupa o 11º lugar

O Santos terminou a partida com um jogador a menos, porque Thiago Ribeiro, aos 39 min, se contundiu no joelho esquerdo e deixou o gramado com muitas dores. Como a equipe paulista já havia feito as três substituições, não restou outra alternativa a ficar com 10 atletas.

A exemplo de outras partidas, o time atleticano, comandado por Levir Culpi, sofreu com desfalques, 11 no total, incluindo jogadores de destaque como Ronaldinho Gaúcho, Jô, Diego Tardelli, Marcos Rocha, Réver e Guilherme. O Santos, que contou com a volta de cinco atletas, também teve problemas, como as ausências de Cicinho, Leandro Damião, Jubal e Alisson.

Em curtas entrevistas, antes do jogo, Oswaldo de Oliveira e Levir Culpi, evitaram lamentar os muitos desfalques, procurando valorizar os atletas escalados. “É a nossa realidade. Quem joga tanto e viaja tanto vai ter desfalques. O calendário é duro, mas nas duas equipes quem entrar tem condições de jogar e brindar o torcedor de Cuiabá com um bom jogo”, disse o treinador santista. “O Santos também tem alguns problemas, mas temos que nos adaptar e procurar fazer o melhor jogo, com equilíbrio entre defesa e ataque”, observou o comandante atleticano.

Mal a bola havia começado a rolar no primeiro tempo e o Santos teve grande chance de sair à frente do placar. Mena cruzou da esquerda, Gabriel ajeitou de cabeça para o meio da área e Cícero bateu, mas o goleiro Victor fez ótima intervenção. O lance entusiasmou a torcida santista na Arena Pantanal. Mas o mandante não conseguiu se manter no ataque. O Atlético avançou sua marcação e organizou bons contra-ataques, mas sem condições de finalizar com perigo para o goleiro Aranha.

O equilíbrio foi a característica de boa parte da etapa inicial. Os dois times jogavam em busca do ataque, procurando imprimir velocidade ao jogo, que se não se destacava pelo nível técnico, valia pela intensa movimentação e vontade dos dois lados. De vez em quando uma equipe criava uma boa oportunidade para abrir o placar, o que não acontecia graças a erros de finalização ou às defesas dos goleiros.

Aos 30 min, o Atlético-MG não marcou por pouco, quando Leonardo Silva, após cobrança de escanteio, cabeceou forte e obrigou Aranha a fazer difícil defesa. Quatro minutos depois, foi a vez do outro zagueiro atleticano, Otamendi, que mandou de cabeça para fora, com perigo para o gol santista. A marcação forte na tentativa de recuperar a bola, para contra-atacar, era estratégia usada pelas duas equipes.

Aos 37 min, o Santos fez gol. Alan Santos acertou belo lançamento, que encontrou Cícero livre, na área atleticana, para tocar na saída de Victor e ficar em vantagem. O Atlético-MG não demonstrou abatimento e partiu para o ataque, em busca do empate ainda no primeiro tempo, o que acabou não acontecendo. Marion, bastante veloz, dava trabalho à zaga santista. David Braz e Neto foram advertidos com amarelo nos 45 minutos iniciais.

“Chegamos bem ao ataque, tivemos chances de marcar, mas demos mole e tomamos um gol. Agora, vamos conversar com o professor Levir e voltar com tudo no segundo tempo”, comentou o jovem Marion, que tem jogado pelo Atlético-MG em função dos muitos desfalques da equipe. Já Cícero, autor do único gol da primeira fase, destacou a dificuldade de todos os jogos pelo Brasileiro. “Tivemos chance logo no início, o gol não saiu, mas depois tive a felicidade de fazer”, afirmou o camisa 8 santista, que fez seu primeiro gol no Brasileiro e o 10º na temporada.

Oswaldo de Oliveira não alterou o Santos, mas mostrou preocupação com a marcação da sua equipe, especialmente em bolas paradas do adversário. O Atlético-MG, por sua vez, voltou com o jovem meia-atacante Carlos no lugar de Rosinei e ele resumiu a instrução de Levir Culpi: “Levar o time ao ataque, vamos partir para cima”.

E foi isso que aconteceu no começo do segundo tempo. O Atlético voltou muito melhor em campo, criando, mas desperdiçando chances em sequência. Na primeira, André chutou mal, quando Marion estava livre na área. Aos 8 min, Emerson Conceição cruzou e Carlos, de cabeça, errou o alvo. Três minutos depois, foi a vez de André, também de cabeça, mandar para fora. Aos 17 min, o alvinegro mineiro colocou a bola nas redes, mas o lance foi anulado por impedimento de André. Marion era o grande nome do time atleticano.

Para tentar reequilibrar a partida, Oswaldo de Oliveira, que já havia colocado Leandrinho no lugar de Alan Santos, com dores na coxa esquerda, tirou Lucas Lima e pôs Geuvânio, que logo finalizou bem, mas não marcou por causa da intervenção de Victor. Após os 20 minutos, o Atlético havia reduzido seu ímpeto e o Santos também já conseguia levar perigo à defesa adversária, como aos 25 min, quando Gabriel desceu em contra-ataque, chutou forte, mas parou na defesa do goleiro atleticano.

Quando parecia que a pior pressão atleticana já havia passado, o time mineiro conseguiu seus gols, ambos marcados por André, aos 29 min e 36 min da etapa final, fazendo a virada atleticana, que, assim conseguiu seu primeiro triunfo como visitante no atual Campeão Brasileiro.

SANTOS 1 X 2 ATLÉTICO-MG

Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 18/5/2014 (Domingo)
Árbitro: Pericles Bassols Pegado Cortez (RJ-FIFA)
Assistentes: Eduardo de Souza Couto (RJ) e Michael Correia (RJ)
Cartões amarelos: David Braz, Neto (SAN); Emerson Conceição, Victor , Leonardo Silva(ATL)
Gols: Alan Santos, aos 37 min do primeiro tempo; André, aos 29 min e 36 min do segundo tempo
 
Santos
Aranha, Bruno Peres (Zé Carlos), Neto, David Braz e Mena; Alan Santos (Leandrinho), Arouca, Cícero e Lucas Lima (Geuvânio); Gabriel e Thiago Ribeiro.
Técnico: Oswaldo de Oliveira

Atlético-MG
Victor; Alex Silva, Leonardo Silva, Otamendi e Emerson Conceição; Pierre (Eduardo), Leandro Donizete e Rosinei (Carlos); Fernandinho (Dátolo), Marion e André
Técnico: Levir Culpi