Topo

Com um gol de bicicleta, Criciúma bate Chapecoense e respira na tabela

Do UOL, no Rio de Janeiro

21/05/2014 22h52

O Criciúma conseguiu deixar a temida zona de rebaixamento. Com um gol de bicicleta marcado por Silvinho, a equipe ganhou o clássico contra a Chapecoense por 1 a 0, no Heriberto Hülse, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro. Os donos da casa chegaram aos sete pontos e respiraram na tabela. Por outro lado, os visitantes se mantiveram com dois e seguem na lanterna da competição.

O jogo começou movimentado e o Criciúma tentou fazer prevalecer o fator de casa com apenas três minutos. Silvinho recebeu passe longo de Rodrigo Souza, mas o atacante pegou mal na bola e finalizou para fora.

A Chapecoense apostava em marcar forte no meio-campo para sair em velocidade com os atletas mais ofensivos como Régis, Tiago Luís e Fabinho Alves. A chuva apertou após os primeiros minutos de partida e o campo ficou mais pesado.  Por conta disso, as equipes sentiam dificuldade para fazer uma boa troca de passes.

O Criciúma dominou o jogo após alguns minutos de estudo por parte dos dois times. A equipe da casa acabou sendo recompensada, aos 22, com um belo gol de Silvinho. Paulo Baier cobrou escanteio, Escudero desviou e o atacante aproveitou um corte errado da Chapecoense e marcou de bicicleta.

A equipe da casa aproveitava os espaços dados pelo adversário para armar alguns contra-ataques. Cortez aparecia com destaque pelo lado esquerdo com dribles e passes precisos. Bruno Lopes esteve perto de marcar o segundo, aos 31, após receber do lateral esquerdo. O goleiro Danilo saiu bem do gol e evitou a finalização.

No fim, aos 44, Paulo Baier teve uma chance ao finalizar cruzado na entrada da área. O goleiro Danilo fez boa defesa e a primeira etapa terminou mesmo com a vitória parcial do Criciúma por 1 a 0.

A Chapecoense iniciou a segunda etapa com Roni no lugar de Abuda. Por outro lado, o Criciúma retornou com a mesma formação.

O time visitante iniciou com maior posse de bola na tentativa de buscar rapidamente o empate. O Criciúma diminuiu seu ritmo na expectativa de aproveitar um erro para ampliar sua vantagem. Os donos da casa tinham menos a bola, mas demonstravam maior objetividade e Paulo Baier, aos 14, obrigou Danilo a praticar uma defesa providencial ao finalizar dentro da área.

A partida seguia indefinida porque o Criciúma não conseguia encaixar um bom ataque após iniciar bem o segundo tempo. A Chapecoense equilibrou as ações, mas o jogo caiu de produção principalmente nos quinze minutos finais por conta do gramado molhado. O placar se manteve e a torcida mandante pôde comemorar a saída da zona de rebaixamento.

CRICIÚMA 1 x 0 CHAPECOENSE

Local: Heriberto Hülse, em Criciúma (SC)
Data: 21/05/2014 (quarta-feira)
Árbitro: Héber Roberto Lopes (Fifa-SC)
Assistentes: Angelo Rudimar Bechi (SC) e Helton Nunes (SC)
Cartões amarelos: João Vítor (Criciúma)
Gol: Silvinho, aos 22 minutos do primeiro tempo

Criciúma
Luiz, Ezequiel, Fábio Ferreira, Escudero e Cortez; Serginho, Rodrigo Souza (Maylson), João Vitor e Paulo Baier (Martinez); Bruno Lopes e Silvinho (Giovanni)
Técnico:  Wagner Lopes

Chapecoense
Danilo, Fabiano, Rafael Lima, Jaílton e Rodrigo Biro; Wanderson, Abuda (Roni), Bruno Silva e Régis (Bergson); Tiago Luís e Fabinho Alves (Nenén)
Técnico: Gilmar Dal Pozzo