Topo

Cruzeiro bate Sport em despedida do Mineirão e assume liderança

Do UOL, em Belo Horizonte

21/05/2014 22h48

Na despedida do Mineirão, que fica agora à disposição da Fifa para a Copa do Mundo, o Cruzeiro venceu o Sport, por 2 a 0, nesta quarta-feira, e assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro. Para fazer valer o excelente retrospecto no estádio, o time mineiro superou dificuldade imposta pelos pernambucanos e garantiu a vitória com gols de Ricardo Goulart e Marcelo Moreno no segundo tempo.

Depois de um primeiro tempo ruim, em que o Sport ameaçou bastante, o Cruzeiro abriu o placar aos 5min e ampliou aos 32min da etapa final. O time celeste chegou a 13 pontos e desbancou o Internacional, que liderava o Brasileirão até empatar com o Coritiba, por 1 a 1, nesta quarta, em Curitiba, e somar 12 pontos.

No próximo domingo, Cruzeiro e Internacional fazem duelo que pode valer a liderança do Brasileirão. Os dois se enfrentam no estádio Centenário, em Caxias do Sul, às 18h30.

O Sport, que vinha de vitória sobre o Coritiba (1 a 0) fora de casa, permaneceu com sete pontos e caiu para o 11º lugar na tabela do Brasileiro. O time pernambucano tem um jogo a menos por causa do adiamento do duelo com o Bahia na rodada passada.  No domingo, enfrenta o Corinthians, no Recife, às 16h.

A partida desta quarta foi a última do Cruzeiro no Mineirão, que só voltará a ser utilizado depois da Copa do Mundo. Em 41 jogos desde a reabertura do estádio, reformado para o Mundial, o time mineiro conquistou 34 vitórias, empatou cinco e perdeu apenas duas vezes.

Com uma mudança de última hora, o Cruzeiro não pôde contar com Nilton, que apresentou um problema físico e acabou vetado, e foi substituído por Willian Farias. Antes da partida, o volante Henrique, que completou 200 jogos pelo time mineiro recentemente, recebeu uma homenagem da diretoria. Pelo lado do Sport, o goleiro Magrão alcançou 500 partidas pelo clube pernambucano.

Apesar de jogar em casa, o Cruzeiro encontrou dificuldade para chegar ao gol adversário e viu o Sport ameaçar bastante no primeiro tempo. O time mineiro levou perigo no início da partida, quando Marcelo Moreno entrou livre e finalizou à esquerda do gol de Magrão.

O Sport, que era mais presente ao ataque, controlava bem a partida, embora não tenha criado chances claras de gol. Aos 13min, Augusto César cruzou da direita e Neto Baiano cabeceou por cima do travessão de Fábio.

Com dificuldade de entrar na área do Sport, Everton Ribeiro arriscou de longe e Magrão espalmou para o lado, aos 19min. O torcedor cruzeirense chegou a se impacientar com o time, principalmente com o lateral-esquerdo Egídio, que estava mal na partida. Ele foi vaiado por uma parte da torcida e teve o nome gritado por outra.

O Sport, que aproveitava a instabilidade do time mineiro em campo, chegou a marcar aos 30min com Leonardo. Porém, a arbitragem assinalou falta de Neto Baiano sobre o zagueiro Leo, substituto de Dedé (vetado por lesão no joelho direito).

O Cruzeiro voltou com mais disposição para o segundo tempo e marcou logo no início. Dagoberto cobrou falta da esquerda e Ricardo Goulart tentou cabecear, mas errou e a bola tocou em sua perna antes de entrar na meta de Magrão.

O time mineiro cresceu na partida e chegou perto do segundo gol. Aos 16min, Egídio cruzou da esquerda e Marcelo Moreno cabeceou no travessão. O Sport ameaçou com Neto Baiano, que aproveitou falha de Leo e chutou de fora da área. Fábio fez grande defesa para evitar o empate.

O Cruzeiro selou a vitória aos 32min ao marcou o segundo e respirar mais aliviado. Willian, que entrou no segundo tempo, cruzou na medida para Marcelo Moreno cabecear bem e garantir mais uma vitória no Mineirão.

CRUZEIRO 2 X 0 SPORT

Data: 21/5/2014 (quarta-feira)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Felipe Gomes da Silva (PR)
Auxiliares: Bruno Boschilia (PR) e Rafael Trombeta (PR)
Gols: Ricardo Goulart, aos 5min, Marcelo Moreno, 32min do segundo tempo

CRUZEIRO
Fábio; Mayke, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Willian Farias, Henrique, Everton Ribeiro (Willian) e Ricardo Goulart (Souza); Dagoberto (Luan) e Marcelo Moreno
Técnico: Marcelo Oliveira

SPORT
Magrão; Patric, Ferron, Durval e Renê; Rodrigo Mancha, Rithely, Augusto César (Mike) e Renan Oliveira (Felipe Azevedo); Leonardo (Aillton) e Neto Baiano
Técnico: Eduardo Baptista