Topo

Cruzeiro deve tentar liberar Marcelo Moreno de amistosos da Bolívia

Do UOL, em Belo Horizonte

22/05/2014 10h39

Depois de um início de ano apagado, Marcelo Moreno parece ter finalmente reencontrado o bom futebol. Na vitória sobre o Sport, por 2 a 0, na noite de quarta-feira, o atacante voltou a ser decisivo ao marcar o segundo gol celeste. Por conta disso, o Cruzeiro já trabalha para liberar o jogador da seleção boliviana.

O atacante foi convocado para os amistosos contra Espanha, no dia 30 de maio, em Sevilha, e Grécia, no dia 6 de junho, em Nova Iorque. Essas datas não estão no calendário da Fifa e os jogos servirão de preparação para a Copa do Mundo apenas para os europeus, pois os bolivianos não disputarão o torneio mundial no Brasil.

Ele teria que se apresentar à seleção logo após o jogo contra o Internacional no domingo e desfalcaria o Cruzeiro contra Corinthians e Flamengo, pela oitava e nona rodadas do Brasileirão respectivamente. No entanto, a diretoria vai tentar convencer os bolivianos a liberar o atleta, que também vai solicitar a dispensa.

O técnico Marcelo Oliveira é um dos idealizadores da ‘dispensa’. “Se não são jogos data Fifa, se são amistosos, o Cruzeiro poderia e deve fazer isso (solicitar a liberação) desde que ele não seja punido com mais jogos. Se sair esse julgamento antes aí, é uma situação diferente porque faria as duas coisas dentro de uma só”, afirmou o treinador, referindo-se a denúncia feita pela Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o atacante.

No clássico contra o Atlético-MG, quando o Cruzeiro foi derrotado por 2 a 1 e reclamou bastante da arbitragem, um dos jogadores mais exaltados foi o centroavante boliviano. Moreno chegou a ser expulso por Heber Roberto Lopes após a partida e o árbitro relatou em súmula que foi ofendido e ameaçado pelo jogador, além de citar os gestos insinuando roubo.

Por conta disso, Marcelo Moreno foi denunciado pela procuradoria do STJD e poderá pegar de 1 a 6 jogos no artigo 254-F, pelas ofensas, e de 30 a 120 dias pelo artigo 254-C, pelas ameaças. Ele já cumpriu a suspensão automática diante do Coritiba e, caso seja punido, aí não teria problema em cumprir a pena servindo a seleção de seu país.