Topo

Em 1º contato com Gareca, Palmeiras desafia Figueirense, o "estraga festas"

Do UOL, em São Paulo

22/05/2014 06h01

A primeira impressão é a que fica. E esse vai ser o ditado levado a ferro e fogo pelos jogadores do Palmeiras, que estarão, pela primeira vez, sob os olhares de Ricardo Gareca, treinador argentino que será o sucessor de Gilson Kleina, mas ainda não estará no banco de reservas. O adversário é o Figueirense, que tem tudo para ganhar o rótulo de estraga festas oficial do Campeonato Brasileiro se conseguir vencer em Araraquara, às 19h30 desta quinta-feira. 

Isso porque o time paulista vem de três vitórias e vive um momento de rara ansiedade e festa nos últimos tempos com a contratação de um treinador que fez muito sucesso na Argentina, mas precisará desafiar uma sucessão de fracassos de estrangeiros no comando de times brasileiros.

O time de Florianópolis, por sua vez, não quer nem saber de festa. Ficou mais do que provado na última rodada. Até então, a equipe não tinha, sequer, somado um ponto ou marcado um gol no Brasileiro. Resolveu fazer pela primeira vez em plena inauguração do Itaquerão.

Para o duelo, ainda com Alberto Valentim no banco de reservas, o sistema tático palmeirense não deve ter mudanças drásticas. A escalação que terá reforços em relação ao time que bateu o Vitória na última rodada. As novidades são as voltas de Wendel e William Matheus.

“O Figueirense é uma equipe de qualidade, mas temos o apoio da nossa torcida e a qualidade dos nossos jogadores para fazermos uma grande partida. Estamos com muita confiança e o trabalho tem sido feito. É uma base do professor Gilson Kleina, que deixou uma equipe montada. O Alberto era auxiliar-técnico e já sabia o que cada jogador tinha de fazer em campo. Temos de ter determinação e, com posse de bola, ter qualidade para jogar”, disse o lateral direito ao site oficial.

Do outro lado, o técnico Guto Ferreira terá o retorno de dois atletas: Vítor Júnior e Raul. O primeiro, que não atuou no final de semana porque pertence ao Corinthians, tem mais chance de iniciar o jogo. Raul fica à disposição do treinador após cumprir suspensão.

“A nossa ideia é manter a postura agressiva na parte defensiva e continuar evoluindo no meio-campo. Não importa qual é o sistema tático do adversário. Vamos marcar por setor. A tendência é que a gente mantenha o sistema 4-4-2”, disse Guto Ferreira ao Diário Catarinense.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X FIGUEIRENSE


Local: Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: 22 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo H Schleich Vollkopf - MS (CBF-1)
Assistentes Fabricio Vilarinho da Silva - GO (FIFA) e Paulo Cesar Silva Faria - MT (ASP-FIFA)

PALMEIRAS: Fábio, Wendel, Marcelo Oliveira, Lúcio e William Matheus; Renato, Wesley e Mendieta; Marquinhos Gabriel, Diogo e Henrique
Técnico: Alberto Valentim

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto, Luan, Rivaldo (Vitor Júnior) e Giovanni Augusto; Everton Santos e Ricardo Bueno
Técnico: Guto Ferreira