Topo

Na noite de Gareca, Henrique marca, Palmeiras bate Figueirense e vai ao G-4

Do UOL, em São Paulo

22/05/2014 21h26

O dono da festa era Ricardo Gareca. Fotógrafos, torcedores, câmeras, seguranças, dirigentes, repórteres... Tudo estava voltado para o argentino. E quem deu o cartão de boas-vindas ao novo treinador palmeirense, que acompanhou o jogo das tribunas do estádio em Araraquara, foi Henrique. O atacante marcou seu quinto gol em seis jogos com a camisa alviverde e garantiu a vitória do Palmeiras por 1 a 0 em cima do Figueirense nesta quinta-feira. Mais do que isso: colocou a equipe paulista no G-4 do Brasileirão após a 6ª rodada completa.

O jogo também deu números impressionantes ao período em que Alberto Valentim esteve no comando. Foram quatro jogos, 100% de aproveitamento e nenhum gol tomado. Um cenário de calma e tranquilidade para que o hermano consiga se adaptar à exigente torcida palmeirense. Ele será apresentado na sexta-feira, às 12h, mas sua estreia ainda não está definida.

O resultado deixa os paulistas com 12 pontos em seis jogos, enquanto que o Figueirense segue com apenas três pontos, relativos à vitória em cima do Corinthians na estreia do Itaquerão, e na zona de rebaixamento.

O Palmeiras começou dominando o primeiro tempo, mas com muito erro de passe na hora de chegar perto do gol do Figueirense. Não à toa, Mendieta e Marquinhos Gabriel iam toda hora à linha lateral para ouvir conselhos de Valentim. Os visitantes conseguiram se aproveitar disso e chegaram a assustar. Wendel fez falta providencial em Ricardo Bueno na entrada da área, tomou amarelo e evitou o que poderia ser o pior para os donos da casa presentes em Araraquara. Na batida da infração, a bola ficou na barreira.

A impaciência passava a tomar conta dos torcedores, que pareciam ansiosos para completar o clima de festa no estádio com o gol. Henrique fez o dever de casa aos 36 minutos, após cruzamento de William Matheus. O atacante cabeceou nas próprias pernas para poder abrir o placar.

A vantagem fez com que o Palmeiras jogasse com calma no segundo tempo e conseguisse trabalhar a bola no campo adversário. A torcida jogava junto. Só cansou após os insistentes erros de Mendieta. O paraguaio foi substituído por Bernardo, que fez sua estreia com a camisa do time de coração após ser emprestado do Vasco.

A melhor jogada, no entanto, acabou sendo do Figueirense. Everton recebeu belíssimo passe de Ricardo Bueno, aproveitou o erro da linha de impedimento e ficou cara a cara com Fábio. O goleiro mostrou que a torcida não precisa sentir falta de Fernando Prass, que só volta depois da Copa do Mundo, e fez excelente defesa.

O lance fez até Valentim mudar a equipe e reforçar a marcação. Tirou Marquinhos Gabriel, que não fez uma grande partida, e colocou o garoto Victor Luis, que atua originalmente na lateral, mas também pode fazer a contenção no meio-campo. A torcida ficou apreensiva com o recuo excessivo, mas deu certo, e o Palmeiras terminou os 90 minutos com os três pontos na bagagem. 

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 1 X 0 FIGUEIRENSE


Local: Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data: 22 de maio de 2014, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Paulo H Schleich Vollkopf - MS (CBF-1)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva - GO (FIFA) e Paulo Cesar Silva Faria - MT (ASP-FIFA)
Cartões amarelos: Wendel e William Matheus (PAL) Luan, Thiago Heleno e Marquinhos (FIG)
Gols: Henrique, aos 36 minutos do 1º T

PALMEIRAS: Fábio, Wendel, Marcelo Oliveira, Lúcio e William Matheus; Renato, Wesley (Mazinho) e Mendieta (Bernardo); Marquinhos Gabriel (Victor Luis), Diogo e Henrique
Técnico: Alberto Valentim

FIGUEIRENSE: Tiago Volpi; Leandro Silva, Marquinhos, Thiago Heleno e Guilherme Lazaroni; Paulo Roberto (Marco Antônio), Luan, Rivaldo (Léo Lisboa) e Giovanni Augusto; Everton Santos (Everaldo) e Ricardo Bueno
Técnico: Guto Ferreira