Topo

Atlético supera campo ruim com bola aérea, bate Vitória e vê G4 mais perto

Do UOL, em Belo Horioznte

22/05/2014 22h55

Em um campo ruim, o Atlético-MG trocou o toque de bola pela jogada aérea para derrotar o Vitória, por 3 a 2, na noite desta quinta-feira, no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, conquistando o seu terceiro triunfo consecutivo. O time atleticano saltou da 11ª para a 7ª colocação, com 10 pontos, três a menos que o líder Cruzeiro e dois que o Palmeiras, que fecha o G4. Já o rubro-negro baiano sofreu a segunda derrota seguida, ambas como mandante e sob o comando do interino Carlos Amadeu. O alvinegro mineiro chegou a abrir 3 a 0, mas permitiu ao adversário fazer dois e complicar a partida.

O Vitória manteve-se com cinco pontos, na 15ª posição, perto da zona de rebaixamento, aberta pelo Botafogo, que tem quatro pontos. O time baiano segue à procura de um novo técnico, depois que Ney Franco se demitiu do clube e assumiu o comando do Flamengo, atual 16º colocado, com os mesmos cinco pontos. A equipe de Amadeu foi derrotada pelo Palmeiras, por 1 a 0, domingo passado.

Já o Atlético-MG, mesmo sem suas principais estrelas, como Ronaldinho Gaúcho, Diego Tardelli, Jô e Victor, além de outros jogadores importantes como Marcos Rocha e Guilherme, manteve a boa sequência, iniciada com o triunfo sobre o Cruzeiro, por 2 a 1 e seguida com o mesmo placar diante do Santos. Nesta quinta-feira, a vitória não foi de virada, começou a ser construída na etapa inicial e confirmada no segundo tempo.

O jogo foi realizado no Estádio Jóia da Princesa, em Feira de Santana, porque o Pituaçu, onde o Vitória vinha mandando seus jogos, já está à disposição da Fifa para ser local de treinamento na Copa do Mundo. O gramado foi um obstáculo aos dois times. Muito deles escorregaram por causa das condições do campo. Até mesmo o árbitro paulista Rogério Pablo Zanardo sofreu uma queda no primeiro tempo, aos 39 minutos. “O campo tem muito buraco, muita lama, não é fácil jogar assim”, comentou o volante Leandro Donizete.

Vitória e Atlético-MG entraram em campo, em Feira de Santana, com times desfalcados. A equipe baiana sem quatro titulares – Willian Henrique, Felipe Lima, Juan e Cáceres –, enquanto a lista de ausências atleticana, bem maior, chegou a 13 nomes, com a impossibilidade de Victor, Otamendi, Leonardo Silva e Fillipe Souza, que se juntaram a outros nove que já estavam vetados há mais tempo. A novidade foi a volta de Réver, recuperado de contusão, formando uma nova zaga com Edcarlos.

A etapa inicial começou com os dois times buscando o ataque. Logo no primeiro minuto, Danilo Tarracha cruzou, Giovanni socou e bola. No rebote, Neto Coruja acertou bom chute e o goleiro atleticano defendeu firme. A resposta alvinegra aconteceu dois minutos depois, quando Alex Silva cabeceou, após cobrança de escanteio, e o goleiro Wilson pegou. O gramado com muitas falhas e escorregadio dificultava a ação das duas equipes, que, no entanto, compensavam com intensa movimentação.

O Atlético-MG não demorou a abrir o marcador. Aos 11 min, Emerson Conceição avançou e cruzou, da esquerda, André atraiu a marcação e Dátolo, veio por trás, completamente livre, para cabecear e marcar o gol. Em desvantagem no placar, o Vitória sentiu o baque e permitiu ao time visitante seguir no ataque. Aos 16 min, o jogo aéreo alvinegro funcionou novamente, após cobrança de escanteio e Alemão marcou contra, em jogada com o zagueiro Edcarlos.

O time mineiro fez o terceiro, aos 22 min, quando André colocou a bola nas redes, após cruzamento de Dátolo, da direita, mas o lance foi invalidado por impedimento do atacante atleticano. Nervoso, o Vitória não conseguia se acertar em campo, sendo dominado pelo Atlético-MG, que não cedia espaços ao adversário e ainda chegava com facilidade ao ataque. Aos 35 min, Wilson Silva evitou o gol de Alex Silva. A bola alta cruzada na área da equipe baiana levava sempre perigo ao goleiro anfitrião. O primeiro tempo terminou com a vitória parcial atleticana e muita cobrança por parte dos torcedores do Vitória na saída dos atletas para o vestiário.

“Estamos tomando muitos gols em bola aérea, o que é muito lamentável, porque a gente treina tanto para evitar essa jogada. Mas, vamos voltar para o segundo tempo com mais atenção”, observou Marquinhos, do Vitória. O meia Dátolo, por sua vez, salientou a dificuldade oferecida pelo gramado e destacou que apesar da vantagem construída na etapa inicial não há nada decidido. “É muito complicado jogar nesse campo e o rival é muito difícil. Temos que continuar concentrados no segundo tempo para matar o jogo”, enfatizou.

As duas equipes voltaram com as mesmas formações. Em desvantagem no placar e pressionado por sua torcida, o Vitória voltou mais animado e ofensivo, tentando um gol logo no recomeço da partida para buscar posteriormente o empate. O Atlético continuava ameaçando o adversário com o jogo aéreo. A partida era ofensiva à essa altura, com os dois times criando chances de gols.

Aos 12 min, Carlos Amadeu fez duas substituições para tornar o time mais ofensivo. Dinei e Willie entraram nas vagas de Souza e Marquinhos, que deixaram o gramado vaiado. Em campo, o Vitória apertou e esboçou uma pressão, arriscando chutes, que foram defendidos com alguma dificuldade pelo goleiro Giovanni. Mas a defesa baiana seguiu vacilando muito nas bolas aéreas. Foi assim, aos 16 min, que Réver aproveitou cobrança de escanteio para fazer o terceiro.

A equipe baiana não desanimou e, aos 19 min, diminuiu o marcador, por meio de Dinei, que havia entrado pouco antes, aproveitando falha de Edcarlos. Para tentar se equilibrar novamente em campo, Levir Culpi colocou Josué e Rosinei nos lugares de Pierre e Dátolo. O Vitória se entusiasmou e partiu para a pressão, mas deixava espaços aos contra-ataques atleticanos. Os ânimos dos jogadores do time anfitrião estavam exaltados e houve discussão entre Josa e Léo Costa, quando o companheiro Luiz Gustavo estava caído no gramado. O Vitória ainda teve forças para fazer o segundo gol, com Willie, aos 44 min, em belo chute de fora da área.

VITÓRIA 2 X 3 ATLÉTICO-MG

Data: 22/5/2014 (quinta-feira)
Local: Jóia da Princesa, em Feira de Santana (BA)
Árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Auxiliares: Rogério Pablo Zanardo (SP) e Hernan Brumel Vani (SP)
Cartões amarelos: Marion, Pierre (Atlético-MG); Ayrton, Alemão (VIT)
Gols: Dátolo, aos 11 min, Alemão (contra), aos 16 min do primeiro tempo; Réver, aos 16 min e Dinei, aos 19 min e Willie, aos 44 min do segundo tempo

Vitória
Wilson; Ayrton, Alemão, Luiz Gustavo e Danilo Tarracha (Euller); Neto Coruja, Josa e Léo Costa; Marquinhos (Willie), Caio e Souza (Dinei)
Técnico: Carlos Amadeu

Atlético-MG
Giovanni; Alex Silva, Edcarlos, Réver e Emerson Conceição; Pierre (Josué), Leandro Donizete, Dátolo (Rosinei) e Marion (Carlos); Fernandinho e André
Técnico: Levir Culpi