Topo

Carona em jatinho, silêncio e anotações: o 1º dia de Gareca no Palmeiras

Danilo Lavieri

Do UOL, em São Paulo

23/05/2014 06h01

O primeiro dia de Ricardo Gareca após assinar contrato com o Palmeiras foi luxuoso. Rodeado por seguranças, o argentino chegou a Araraquara com uma carona especial: o jato particular do presidente, Paulo Nobre. Na aeronave, estavam apenas diretores e auxiliares do argentino.

Depois de assinar o vínculo até o fim de junho de 2015 na noite da última quarta-feira, na Academia de Futebol, o comandante foi para a cidade do interior de São Paulo onde acompanhou a vitória de seus futuros jogadores por 1 a 0 em cima do Figueirense. Ao lado de Nobre, do diretor-executivo, José Carlos Brunoro, e dos vices Maurício Galiotte e Genaro Marino, o argentino ficou em uma tribuna na Fonte Luminosa e saiu de lá com o alviverde no G-4.

Das tribunas, de acordo com relatos de rádios que transmitiram a partida, o hermano observou o jogo e fez poucos gestos. Na hora do gol e no apito final, comemorou cumprimentando Nobre. No intervalo, acenou para a torcida brevemente.

Enquanto a bola rolava, fez várias anotações. Antes disso, na primeira reunião, ele já havia sugerido dois nomes com quem trabalhou no Vélez Sarsfield. O zagueiro Fernando Tobio, que terá seu contrato encerrado no meio do ano e pode chegar sem custos ao Palestra Itália. O problema é a concorrência do exterior.

O outro que é ainda mais difícil de chegar é Lucas Pratto. Isso porque o atacante está valorizado e tem contrato até 2016 com a equipe argentina. Além dos dois, a diretoria afirmou que pretende buscar um lateral direito. Essa promessa, no entanto, acontece desde o início da era Kleina.

Na noite de quinta, a vitória palmeirense acabou sendo apenas um detalhe na noite que foi de Gareca. Seguranças, câmeras, repórteres, torcedores e diretores. Todos queriam saber como seria o primeiro dia do argentino oficialmente como palmeirense.

Não à toa, na chegada ao estádio, falou rapidamente com a TV Globo e disse que o importante na sua decisão foi a grandeza do Palmeiras. Na saída, à rádio ESPN, disse mais uma vez com poucas palavras que gostou do que viu e prometeu falar mais na sexta-feira.

Foi um homem de poucas palavras, mas sempre mantendo a educação, item que mostrou de cara na chegada ao aeroporto de Cumbica na tarde de quarta. Até desculpa por não responder a mensagem de insistentes jornalistas ele pediu.

Às 12h desta sexta, ele volta à Academia de Futebol para se apresentar oficialmente aos jornalistas e à torcida. Sua estreia no banco de reservas ainda não está definida, mas deve ficar marcada para quarta-feira, diante do Botafogo, em Presidente Prudente. No domingo, o Palmeiras segue com Alberto Valentim no banco de reservas diante da Chapecoense.

Gareca será o substituto de Gilson Kleina e terá o mesmo salário. São R$ 200 mil mensais fixos e uma quantia variável de acordo com os resultados alcançados. Alberto Valentim, por enquanto interino, volta à comissão fixa montada por Paulo Nobre e seus diretores.