Topo

Zagueiro de 18 anos faz de novo, e SP vence o Grêmio no Morumbi

Do UOL, em São Paulo

24/05/2014 22h52

O zagueiro Lucão, de 18 anos, brilhou novamente. Titular na vaga de Rodrigo Caio, que serve à seleção brasileira sub-21 no Torneio de Toulon, na França, o atleta que já foi chamado de Lucas Silva e Lucas Cavalcante foi o autor do gol do São Paulo na vitória por 1 a 0 sobre o Grêmio, na noite deste sábado, no Morumbi, pelo Brasileirão. E ele já tinha balançado as redes contra o CRB.

Os três pontos conquistados serviram para que o São Paulo não deixasse aumentar a distância para os primeiros colocados após ser goleado por 5 a 2 pelo Fluminense na última quarta-feira, no Maracanã. Fluminense que neste mesmo sábado venceu o Bahia, por 1 a 0, e embalou o ótimo início de campanha. A derrota fez com que o Grêmio perdesse a chance de virar líder, mas não tirou o clube gaúcho do topo da tabela.

O São Paulo teve um importante reforço: a volta do lateral direito Douglas, que desfalcou o time nos últimos quatro jogos e viu, de longe, péssimos momentos da zaga são-paulina. Nas ausências, foi substituído duas vezes por Luis Ricardo e duas vezes por Paulo Miranda. Ele deu a saída de bola que o time de Muricy Ramalho precisava e fez com que a equipe conseguisse se impor diante de um dos melhores adversários possíveis.

O primeiro gol do São Paulo só não saiu no primeiro tempo porque o goleiro gremista Marcelo Grohe teve mais uma vez atuação inspirada. Outro zagueiro, Antonio Carlos, já famoso pelos gols marcados, quase fez outro. Cabeceou após cobrança de escanteio na pequena área, de forma perfeita, para baixo e para trás. Viu Grohe voar na bola de modo inacreditável. Atravessou o campo incrédulo para voltar à zaga.

O gol de Lucão saiu em mais uma assistência de Ganso, que novamente teve atuação acima de sua própria média no São Paulo – que não é alta. O camisa 10 jogou a bola na área com precisão e encontrou o companheiro, que dessa vez bateu Grohe.

Quem praticamente findou as hipóteses do Grêmio chegar ao empate foi o centroavante argentino Hernán Barcos, que teve atuação muito ruim. Ele não conseguiu servir como referência e manter a posse de bola no campo ofensivo e finalizou de péssima forma quando teve oportunidades.

A vitória do São Paulo encerra um ciclo de duas temporadas de vitória do Grêmio no Morumbi pelo Brasileirão.

SÃO PAULO 1x0 GRÊMIO

Data: 24/05/2014 (sábado)
Horário: 21h (de Brasília)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO (FIFA)
Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva - GO (FIFA) e Joao Patricio de Araujo - GO (CBF-1)

Gols: Lucão (São Paulo)
Cartões amarelos: Douglas, Souza, Maicon e Ganso (São Paulo)/Ramiro e Breno (Grêmio)

SÃO PAULO
Rogério Ceni, Douglas, Lucão, Antonio Carlos e Reinaldo; Souza, Maicon e Ganso; Alexandre Pato (Pabon), Luis Fabiano e Osvaldo (Boschilia).
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO
Marcelo Grohe, Pará, Werley, Bressan e Breno (Zé Roberto); Ramiro (Maxi Rodriguez), Riveros (Matheus Biteco), Edinho, Rodriguinho e Dudu; Barcos.
Técnico: Enderson Moreira