Topo

Atlético-MG empata com Criciúma, frustra torcida e quebra série vitoriosa

Do UOL, em Belo Horizonte

25/05/2014 20h29

No retorno a Ipatinga, onde não atuava há quase três anos, o Atlético-MG contou com o apoio da torcida do Vale do Aço, mas decepcionou ao empatar com o Criciúma, por 0 a 0, neste domingo, no Ipatingão, e interrompeu sequência de três vitórias no Brasileirão.

Com o Independência entregue à Fifa, o Atlético optou pelo Ipatingão, mas não soube aproveitar o mando de campo e parou na marcação do adversário e nos erros de finalização. Sem conseguir repetir as atuações anteriores, quando venceu Cruzeiro, Santos e Vitória, o Atlético caiu para o nono lugar na tabela, com 11 pontos. Na quarta-feira, volta a jogar em Ipatinga, contra o Fluminense.

O Criciúma completou a terceira partida sem derrota. Antes havia empatado com o Internacional por 0 a 0 e vencido a Chapecoense por 1 a 0 na roda anterior. O time catarinense foi a oito pontos e ocupa a 12ª posição no Brasileirão. Na próxima quarta-feira, enfrenta o Coritiba,.

O Atlético contou com a volta de Diego Tardelli, que se recuperou de contusão. Porém, não teve Ronaldinho Gaúcho, que ainda apura a parte física, e Fernandinho, que se recusou a jogar e teve o contrato suspenso pela diretoria. O atacante, que tem contrato até junho, não deve permanecer no clube.

Apesar de contar com o apoio da torcida, que esgotou a carga de 16 mil ingressos, o Atlético enfrentou dificuldade no primeiro tempo e não conseguiu se impor na partida. Com uma forte marcação, o Criciúma não se limitou a defender. Pelo contrário, foi para cima e criou a melhor chance da etapa inicial.

O Criciúma não se intimidou com a presença da torcida adversária e ficou à vontade no Ipatingão. O time catarinense conseguiu neutralizar as jogadas do time mineiro e quase abriu o placar aos 15min. Bruno Lopes recebeu na área, pela direita, e chutou cruzado. Giovanni fez bola defesa e evitou o gol.

O Atlético equilibrou a partida, mas sem criar oportunidades claras para marcar. Além da dificuldade, o time mineiro sofreu uma baixa o zagueiro Réver sofreu uma entorse no tornozelo esquerdo, o mesmo que passou por cirurgia no início deste ano, e precisa ser substituído por Edcarlos.

O segundo começou movimentado. O Criciúma ameaçou logo a um minuto, quando Bruno Lopes cruzou da esquerda e João Vitor cabeceou para fora. O Atlético respondeu rapidamente. André recebeu cruzamento da esquerda de Marion e finalizou de cabeça, rente à trave direita.

O Criciúma voltou a pressionar. Silvinho recebeu na frente e foi desarmado por Leonardo Silva em lance polêmico, em que o atacante catarinense ficou pedindo pênalti. Em seguida, João Vitor cobrou falta da entrada da área e acertou o pé da trave esquerda do gol de Giovanni.

O Atlético voltou a levar perigo aos 14min. Em cobrança de falta na ponta direita, Dátolo bateu cruzado e o goleiro Luiz rebateu e a defesa afastou o perigo. O argentino cobrou outra falta, desta fez na entrada da área, e o arqueiro do Criciúma voltou a defender.

O Atlético cresceu na partida e chegou perto de abrir o placar. Tardelli cruzou e André cabeceou, mas o goleiro Luiz fez grande defesa. No rebote, a bola foi tocada para Marion, que errou a finalizou debaixo do gol. O time mineiro ainda tentou até o último minuto, mas não conseguiu superar a meta adversário e frustrou a torcida em Ipatinga. A equipe catarinense somou um ponto fora de casa.

ATLÉTICO-MG 0 X 0 CRICIÚMA

Data: 25/5/2014 (domingo)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (RJ/Asp. Fifa)
Auxiliares: Luiz Antonio Muniz de Oliveira (RJ) e Wagner de Almeida Santos
Cartão amarelo: João Vitor, Cortez (CRI); Alex Silva, Josué (ATL)

Atlético-MG
Giovanni; Alex Silva, Leonardo Silva, Réver (Edcarlos) e Emerson Conceição; Josué, Leandro Donizete, Dátolo e Diego Tardelli (Guilherme); Marion e André
Técnico: Levir Culpi
 
Criciúma
Luiz, Eduardo, Fábio Ferreira, Escudero e Cortez; Rodrigo Souza, Maylson, João Vitor (Ricardinho) e Wellington Bruno (Martinez); Bruno Lopes e Silvinho (Giovanni)
Técnico: Wagner Lopes