Topo

Cruzeiro acaba com 100% do Inter em casa de virada e retoma a liderança

Do UOL, em Porto Alegre

25/05/2014 20h21

O  Cruzeiro segue como líder do Campeonato Brasileiro. Neste domingo, no estádio Centenário, o time de Marcelo Oliveira recuperou o primeiro lugar – que ficou com o Fluminense durante a sétima rodada, vencendo o Internacional de virada, por 3 a 1. Gols de Ricardo Goulart, William e Marcelo Moreno. Wellington marcou para os gaúchos. O placar encerra o 100% de aproveitamento do Colorado como mandante.

A primeira posição na tabela deixou de ser do Cruzeiro após a vitória do Fluminense no sábado, diante do Bahia. Mas com o triunfo em uma noite fria em Caxias do Sul, o time celeste chega aos 16 pontos. Já o Internacional para nos 12 pontos e se afasta da ponta da tabela.

O resultado foi construído no segundo tempo. Onde o Cruzeiro se mostrou efetivo e com maior posse de bola. Na primeira etapa o Inter chegou a criar mais, porém não conseguiu concluir e ainda falhou na defesa cedendo o empate.

A partida em Caxias do Sul demorou a ter chances de gol, mas não fugiu em nenhum momento daquilo que se esperava de um jogo com duas equipes ofensivas. O Inter tentava usar a velocidade de Otávio e Valdívia. O Cruzeiro apostava em Ricardo Goulart e Dagoberto.

O Colorado errou muito a saída de bola da defesa, mas os comandados de Marcelo Oliveira não conseguiram aproveitar. Mas quem chegou mais perto de marcar primeiro foi justamente o Inter. D’Alessandro arriscou duas vezes de fora da área e na segunda acertou o travessão.

E aos 38 minutos, depois de um período de marcação intensa e ataques fracos, o Inter saiu na frente. E com um belo gol. D’Alessandro iniciou uma troca de passes na direita que envolveu a defesa do Cruzeiro e terminou com Diogo cruzando. Wellington deu um carrinho e marcou seu primeiro gol vestindo vermelho.

A resposta do Cruzeiro foi instantânea. Em cobrança de escanteio, Léo escorou de cabeça e Valdívia chutou de rosca. O corte dele matou Dida e deu chance para Ricardo Goulart. O camisa 28 saltou em cima da linha de fundo e desviou a bola para dentro do campo. Ela quicou entre o goleiro e um defensor e entrou: 1 a 1. Para ira dos gaúchos.

“Tem que jogar o cara na placa, não pode deixar cabecear sozinho”, esbravejou D’Alessandro. “A bola estava quase saindo, mas acreditei. Esse gol vai mudar o jogo”, comemorou Ricardo Goulart.

Na etapa final o Cruzeiro adiantou a marcação, fechou os espaços e passou a ter mais posse de bola. O Inter se jogou para frente, como Abel Braga havia prometido, e deu espaços. A decisão cobrou seu preço antes dos 30 minutos.

Everton Ribeiro desarmou Wellington na intermediária e fez um lançamento preciso para William – que entrou na vaga de Dagoberto durante o intervalo. O atacante driblou o marcador e chutou na saída de Dida.

A desvantagem fez o Inter correr a esmo. O Cruzeiro ainda teve mais duas chances para liquidar a partida, mas não fez de cara. Viu D’Alessandro apelar para a bola parada atrás de um empate. E aos 42 minutos do segundo tempo sim saiu o 3 a 1. Marcelo Moreno chutou duas vezes e então liquidou a partida.

Na próxima rodada, o Internacional recebe a Chapecoense mais uma vez em Caxias do Sul. O Cruzeiro, por sua vez, visita o Corinthians no Canindé. Os dois jogos na quarta-feira.

INTERNACIONAL 1 X 3 CRUZEIRO

INTERNACIONAL
Dida; Diogo, Ernando, Juan e Fabrício; Willians, Wellington (Jorge Henrique), Valdívia (Aylon), Otávio (Eduardo Sasha) e D'Alessandro; Wellington Paulista
Técnico: Abel Braga

CRUZEIRO
Fábio; Ceará, Léo, Bruno Rodrigo e Egídio; Henrique, W. Farias, Everton Ribeiro (Tinga), Ricardo Goulart e Dagoberto (William); Marcelo Moreno (Borges)
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 25/05/2014 (domingo)
Local: Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Paulo Henrique de Godoy Bezerra (SC)
Auxiliares: Kleber Lúcio Gil (SC) e Carlos Berckenbrock (SC)
Público: 8.590 pessoas (7.541 pagantes)
Renda: R$ 213.860,00
Cartões amarelos:  Wellington (INT); Dagoberto (CRU)
Gols: D'Alessandro, aos 38 minutos; Ricardo Goulart, aos 42 minutos do primeiro tempo. William, aos 24 minutos; Marcelo Moreno, aos 43 minutos do segundo tempo.